Instagram: em breve você poderá agendar posts no próprio aplicativo

Instagram: em breve você poderá agendar posts no próprio aplicativo

Atualmente, não é possível agendar a publicação de posts no Instagram. A única maneira oficial de fazer isso é através da ferramenta Estúdio de Criação. Mas aplicativos de terceiros também fazem essa tarefa, embora não seja muito recomendado. Porém, isso está prestes a mudar. Pode ser que em breve seja possível agendar a publicação de fotos e Reels direto pelo aplicativo.

Leia também
Como fazer avatar 3D para o Instagram
Como encontrar e baixar novos filtros para o Instagram

Screenshots mostram novidade do Instagram

O desenvolvedor Alessandro Paluzzi postou em seu Twitter capturas de tela da opção de agendar postagens no Instagram. Como você pode ver na imagem abaixo, em Configurações avançadas (Advanced settings) é possível ver a seção “Schedule”, que significa programar ou planejar, em português. Daí você pode ativar a opção “Schedule this post” ou “Programe este post” em tradução literal.

https://twitter.com/alex193a/status/1550008923742261250

A nova funcionalidade do Instagram permite que você programe o horário de postagens de dois tipos de conteúdo: fotos de feed e Reels. Infelizmente, os stories não foram incluídos. O agendamento pode ser configurado para qualquer horário entre 20 minutos e 75 dias.

Se essa funcionalidade for liberada para todos os usuários, será uma verdadeira mão na roda para criadores de conteúdo, marcas e profissionais de social media. Hoje em dia é preciso se virar com apps de terceiros e o já citado Estúdio de Criação da Meta. Agendar os posts direto no app do Instagram vai economizar muito tempo.

https://twitter.com/alex193a/status/1555625971000254464?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1556628977460166657%7Ctwgr%5Ef67518f5d63bab8ec35cbfaf88f351b9d58ac7bf%7Ctwcon%5Es2_&ref_url=https%3A%2F%2Ftecnoblog.net%2Fnoticias%2F2022%2F08%2F09%2Finstagram-prepara-recurso-para-agendar-posts-no-proprio-aplicativo%2F

Função em testes com usuários selecionados

Ainda não há nenhuma previsão a respeito de quando esta funcionalidade chegará para todos os usuários. Ao que parece, os desenvolvedores estão testando com um pequeno número de usuários selecionados. Se isso for para frente mesmo, é provável que o recurso seja liberado primeiro para contas marcadas como criadores de conteúdo e comerciais.

De qualquer maneira, é fácil conferir se você foi um dos poucos escolhidos para ter a função de agendamento de posts. É só fazer o procedimento normal para postar uma foto ou Reels. Daí, na última tela antes da postagem, clique em “Configurações Avançadas”. É nesta tela que deve estar a opção de agendar os posts. Conferi aqui na minha conta e não fui um dos escolhidos.

Alessandro Paluzzi já adiantou outras novidades do Instagram antes

O desenvolvedor Alessandro Paluzzi, que fez essa “descoberta”, também já havia adiantado uma outra novidade do Instagram em janeiro. Na ocasião, ele mostrou a funcionalidade de fixar posts no perfil. Porém, essa funcionalidade só foi lançada pelo Instagram em abril.

Essa função permite que o usuário escolha até 3 fotos ou vídeos para serem fixados no topo do feed do usuário. Assim, mesmo que você publique fotos e vídeos novos, os posts fixados continuarão nas primeiras posições. Tais posts são marcados com um símbolo de alfinete no canto superior direito da imagem. O usuário também pode retirar e mudar os posts fixados quando quiser.

Outra funcionalidade adiantada por Alessandro Paluzzi, foi a de reorganizar o feed do jeito que o usuário quiser. É verdade que este é um recurso muito pedido pelos usuários da rede social. Mas ele nunca chegou a ser testado de fato pelos desenvolvedores do Instagram.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X