O recurso de “Arrasta pra cima” se tornou muito conhecido e usado no Instagram, mesmo que só estivesse disponível para contas verificadas e com acima de 10 mil seguidores. Porém, ele está com os dias contados, já que a rede social anunciou o fim da ferramenta.
A notícia, porém, não é ruim. Isso porque o fim do “Arrasta pra cima” não vai tirar a chance de anexar um link aos Stories. O que acontece é que ela será substituída por uma figurinha. Ao clicar nela, o usuário também poderá ser redirecionado para um link externo.
Leia também:
Instagram lança pesquisa específica para áudios
TikTok testa função similar aos stories do Instagram
Substituição do “Arrasta pra cima”
Esse novo recurso já estava em teste há algum tempo e agora finalmente começa a chegar para mais pessoas. Com ele, ao invés de adicionar um link para o “Arrasta pra cima”, o usuário poderá adicioná-lo a uma figurinha ou adesivo que será anexada nos Stories de formas mais divertidas e interativas.
“A ‘figurinha de link’ funciona assim como as outras, ou seja, oferecendo mais opções criativas às pessoas, incluindo a possibilidade de alternar para estilos diferentes, ser redimensionado e colocado em qualquer lugar do Stories”
Outra novidade legal do recurso é que com ele será possível enviar reações para quem postá-los. Isso quer dizer que o usuário que postar um link com figurinhas ou adesivos também poderá receber reações e respostas rápidas, aumentando a chance de interação com os seguidores.
Entretanto, mesmo com a mudança da forma de anexar o link aos Stories, ainda vale a regra de que só poderá ter esse recurso quem for dono de uma conta verificada e com mais de 10 mil seguidores.
O Instagram, entretanto, revelou que está avaliando a possibilidade de oferecer a novidade para mais usuários no futuro:
“Estamos avaliando se o acesso ao link será expandido para mais contas no futuro, levando em conta aspectos como integridade e segurança e como isso poderia impactar na disseminação de desinformação e spam. Esta transição entre o link ‘deslizar para cima’ e a figurinha nos ajudará a determinar se é a decisão certa antes de expandir o acesso a mais pessoas”
O recurso de links por adesivos já começou a chegar para o público que está dentro dessas limitações.