O Chromecast foi por muito tempo um dispositivo muito popular do Google, principalmente como solução para quem queria transformar uma TV comum em Smart TV. Agora, a empresa quer evoluir esse uso e principalmente o próprio dispositivo, trazendo uma nova versão que muda tudo, tanto o design quanto o próprio nome.
De acordo com o 9to5Google, a sequência do Chromecast com Google TV (4K) que foi lançado em 2020 será um novo dispositivo, chamado de Google TV Streamer. Ele será lançado como um marco de uma nova era para a linha de produtos de streaming da empresa.
Leia também:
Visando TVs antigas, Google lança Chromecast mais barato e com resolução 1080p
Segurança reforçada: Google e Samsung corrigem 60 falhas no Android em nova atualização
Google TV Streamer tem design inovador
O Google TV Streamer já chega com uma diferença notável. Ao invés de um dongle, ele traz um design de set-top/table-top, ou seja, algo que pode ser colocado em cima de uma mesa.
Sua superfície é inclinada em forma de pílula, sendo assim significativamente mais larga do que outras caixas de streaming no mercado. Embora a funcionalidade desse design ainda não esteja totalmente clara, vem sendo especulado que ele pode ser ideal para o recurso Tap to Cast alimentado por Ultra Wideband, anunciado para o Pixel Tablet no início deste ano.
O dispositivo também possui uma base em forma de pílula, com dois cabos saindo da parte traseira, sendo eles presumivelmente de energia e HDMI. No geral, pelas fotos, é possível notar que embora ele seja maior do que o Chromecast, o design ainda pretende que o dispositivo tenha uma presença mínima sob a televisão, ao menos em termos de altura.
Controle remoto também foi reformulado
O controle remoto do Google TV Streamer, embora semelhante ao seu antecessor, é mais longo e apresenta algumas mudanças significativas. Logo após o D-Pad, estão os botões de voltar e início na primeira fila. A tecla de entrada de voz não é mais marcada com o Google Assistant, usando agora um microfone genérico. A tecla de início é destacada com uma cor diferente e uma saliência elevada.
Uma mudança notável é a mudança de posição do controle de volume, que agora está na frente do controle remoto, em vez da borda direita. Além disso, foi adicionado um botão de mudo. Atalhos para YouTube e Netflix, bem como botões de energia e um atalho “Mágico”/estrela, completam o layout do novo controle remoto.
Mudança de nome e continuidade da marca
Com este novo design, o Google também está introduzindo um novo nome. O “Google TV Streamer” mantém a marca “Google TV,” mas abandona o nome “Chromecast,” marcando uma mudança surpreendente para o nome tradicional da linha. Essa mudança segue a substituição da marca “Chromecast built-in” pelo “Google Cast” no início deste ano.
Ainda não está claro se a empresa continuará a vender o Chromecast com Google TV (HD), mas a nova nomenclatura e o redesenho indicam uma clara intenção de reformular e modernizar sua linha de produtos de streaming.
Embora ainda não tenha nenhuma confirmação oficial sobre isso, o que se espera é que o novo Google TV Streamer seja anunciado no próximo evento da empresa, que acontecerá no dia 13 de agosto, onde também deverão ser apresentadas as novas versões de produtos como o Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL, Pixel 9 Pro Fold, Pixel 9, Pixel Watch 3, Pixel Watch 3 XL e outros.