Mark Zuckerberg, CEO da Meta, revelou uma selfie tirada no Metaverso, mas a imagem acabou se tornando uma piada na internet pela simplicidade. Em resposta, o executivo postou em sua rede social uma promessa de que o produto ganhará melhorias.
As piadas foram principalmente pelo fato da imagem revelar personagens e objetos com qualidade ruim, gráficos muito simples e que foram comparados a outros tipos de produtos muito mais antigos.
Leia também:
Meta permitirá conteúdo adulto no metaverso
Orando no digital: igreja brasileira organiza culto no metaverso e pede dízimo por QR Code
A selfie que gerou piadas na internet
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10114625396809351&set=a.612287952871&type=3
A imagem foi compartilhada na segunda-feira da semana passada (15), pelo Facebook. Nela, Mark Zuckerberg aparece em seu avatar do Metaverso tirando uma selfie na frente da Torre Eiffel, que foi recriada no Horizon, e também de um monumento que parece ser a Basílica da Sagrada Família.
“Estamos lançando Horizon Worlds na France e Espanha hoje! Estou ansioso para ver as pessoas explorarem e construírem mundos imersivos, e trazer isso para mais países logo”
O objetivo da imagem era justamente comemorar o lançamento oficial do Horizon na Itália e na Espanha, mas a qualidade da publicação acabou tirando todo o foco dessa missão. A própria imagem do avatar de Zuckerberg foi alvo de muitas críticas, principalmente por apresentar traços muito simples para um produto tão inovador.
Muitas pessoas acabaram comparando essa qualidade com jogos de consoles antigos como do Nintendo 64, lançado em 1996. Outros compararam com o Second Life, um joguinho que é considerado o pioneiro do Metaverso, mas que é de 2003.
O avatar não tem nenhum tipo de detalhe visual, seja de sombreamento ou até mesmo efeito de luz, e atualmente com jogos e produtos cada vez mais realistas, isso acaba se tornando um grande problema.
A confusão toda serviu até mesmo para que alguns analistas começassem a duvidar da proposta da empresa de Zuckerbeg para o Metaverso. Principalmente porque um dos usos mais destacados do produto é justamente para criar reuniões de negócios ou até mesmo conversas com clientes, então um visual tão cartunesco e simplista pode parecer mesmo uma piada para isso. Sem contar que o Horizon ainda exige o uso de um equipamento de realidade virtual que não é nada barato.
Mark Zuckerberg promete melhorias para o Metaverso
Em resposta a toda essa confusão, Mark Zuckerberg fez outra postagem no Facebook, mostrando que eles correram para tentar correr atrás do prejuízo. Na nova postagem, ele revela uma imagem do avatar muito mais detalhado e com uma qualidade bem melhor quando comparada a da primeira postagem.
Muitas pessoas ainda o acharam cartunesco e até mesmo infantilizado, mas o CEO da Meta prometeu melhorias. Na postagem ele também revela um cenário que apresenta muito mais riqueza de detalhes do que o anterior. A imagem parece se tratar de algum ambiente na Grécia com uma pegada de ruínas, piso de pedra, paredes com rachaduras e objetos diversos como mesas.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10114630004889721&set=a.529237706231&type=3
Ele postou ainda o seguinte texto:
“Grandes atualizações para Horizon e gráficos de avatar em breve. Vou compartilhar mais no Connect. Além disso, sei que a foto que postei no início desta semana foi bem básica — foi tirada muito rapidamente para comemorar um lançamento. Os gráficos no Horizon são capazes de muito mais — mesmo em dispositivos de realidade virtual — e está melhorando muito rapidamente”
O executivo revelou que ainda há muito o que se fazer e melhorias que virão para a plataforma, o que leva a crer que o Metaverso como muitas pessoas imaginam pode ainda demorar alguns anos para realmente se tornar uma realidade (virtual).
Fonte: Facebook