Forças Armadas inspecionam código-fonte da urna eletrônica no TSE

Com a proximidade das eleições, as autoridades competentes começam a se movimentar para garantir a legalidade do pleito. Nesta semana, Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa, solicitou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acesso ao código-fonte das urnas eletrônicas.

Caso você não saiba o que é um código-fonte, trata-se das linhas de programação que fazem qualquer programa funcionar. E isso vale para tudo no universo da tecnologia. Desde sistemas operacionais complexos, como o Windows e Android, até aplicativos simples para celular, como a calculadora, todos eles possuem um código-fonte. É esse código que contém as instruções de funcionamento de programas, sistemas e máquinas.

Leia também
TSE lança canal digital para denunciar fake news

A solicitação feita pelo ministro da Defesa foi classificada como “urgentíssima”. Tanto é que foi solicitado também que os dados e resultados da inspeção sejam disponibilizados até o dia 12 de agosto (sexta-feira da semana que vem). O TSE prontamente atendeu à solicitação do Ministério da Defesa. Inclusive, a inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas foi realizada nesta quarta-feira (3) por técnicos das Forças Armadas.

urnas.png?fit=scale&fm=png&h=573&ixlib=php 3.3

A inspeção avaliou alguns itens, tais como o Sistema de Apuração (SA), o Sistema de Votação (VOTA), o Sistema de Logs de Aplicações e o Sistema de Totalização (SisTot). Todos estes serão usados nas eleições presidenciais, que acontecerão em outubro.

Interessante notar que a inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas não é uma prática incomum ou isolada. Em agosto do ano passado, o próprio TSE anunciou que as urnas poderiam ser inspecionadas a partir de 1º de outubro de 2021. Ou seja, um ano antes das eleições.

Tanto é que, até o momento, vários órgãos e entidades já inspecionaram o código-fonte das urnas eletrônicas. Dentre elas estão a Controladoria Geral da União (CGU), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Ministério Público Federal (MPF) e também o Senado Federal.

E até o dia 02 de setembro, que é quando se encerra o período para inspeção das urnas, outras entidades e partidos políticos irão analisar o código. Ainda nesta semana o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) também fará essa mesma verificação. E até o final do mês, o Partido Verde (PV), Partido Liberal (PL) e a Polícia Federal também farão a verificação do código-fonte.

Fonte: TSE

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!