Quem nunca se irritou com o YouTube ao dar play em um vídeo e, antes de assistir ao conteúdo, ter que ver dois comerciais obrigatórios. Se as propagandas com a opção de pular já são incômodas, as obrigatórias tiram a paciência de qualquer um. Mas nem tudo é tão ruim que não possa piorar. O YouTube está testando silenciosamente a possibilidade de exibir 05 anúncios antes dos vídeos.
Desde a semana passada, alguns usuários estão relatando no Twitter e no Reddit que a empresa está exibindo 5 peças publicitárias antes dos vídeos. E, para piorar a situação, nenhuma das propagandas pode ser pulada. Será uma forma de pressionar o usuário a assinar o YouTube Premium?
Leia também
06 curiosidades sobre o YouTube
Qual foi o primeiro vídeo postado no YouTube?
5 anúncios obrigatórios… É mole!?
De acordo com os relatos dos usuários nas redes sociais, cada um dos 5 anúncios têm duração de 6 segundos. Assim, antes de efetivamente assistir ao conteúdo do vídeo desejado, será preciso ver 30 segundos de anúncios irritantes e que não podem ser pulados de maneira nenhuma.
Atualmente, o YouTube exibe dois anúncios. A veiculação das peças publicitárias também tem duração média de 30 segundos. Mas em pelo menos um dos anúncios há a opção de pular. Os “sortudos” que entraram nos testes da plataforma não ficaram nada satisfeitos.
Um deles reclamou no Twitter: “Então @YouTube 2 anúncios não eram o suficiente agora vocês querem reproduzir 5 anúncios que ninguém liga e EU NÃO POSSO PULAR ?”
https://twitter.com/BadGyalVeeVee/status/1567604465892528130
Teste para um pequeno grupo de usuários
Ao que parece, o YouTube está testando essa possibilidade de maneira bem discreta. Obviamente que não foi feito nenhum anúncio oficial a respeito. Mas a quantidade de pessoas relatando os 5 anúncios sequenciais ainda é pequena comparada com a base de usuários da plataforma de vídeos.
Ainda no Reddit, usuários que moram nos Estados Unidos e Canadá relatam que ainda continuam vendo “apenas” dois anúncios antes de cada vídeo. Aqui no Brasil parece que ninguém foi selecionado para o teste. Dei uma vasculhada nas redes sociais e também não encontrei nenhum usuário brasileiro reclamando da quantidade anormal de anúncios.
Obviamente que a gigante das buscas não deu maiores detalhes sobre os testes. Portanto, não sabemos se ela tem planos de expandir este novo formato de anúncios para outros mercados. Mas eu não duvido muito disso. Essa pode ser uma forma bem eficiente de fazer mais pessoas assinarem o YouTube Premium. A versão sem anúncios da plataforma de vídeos custa R$ 20,90 por mês.
YouTube deu algumas explicações
hmm…this may happen with a certain type of ad format called bumper ads, since they're only up to 6 seconds long. if you'd like, you can send feedback directly from YouTube via the send feedback tool
— TeamYouTube (@TeamYouTube) September 7, 2022
Com a repercussão que o teste ganhou no Twitter e no Reddit, a equipe do YouTube sentiu a necessidade de se pronunciar. A plataforma disse que estes anúncios são chamados de bumper ads. Eles têm realmente 6 segundos e não podem ser pulados.
Inclusive, esse formato de anúncio já existe na plataforma. Porém, eles nunca apareceram em uma sequência tão grande. De fato, ver 1 de 5 no cantinho da tela dá um mini desespero, mesmo que a quantidade total de tempo seja “só” 30 segundos.
Além disso, a equipe de desenvolvimento do YouTube pediu que os usuários enviassem os feedbacks pela própria ferramenta do YouTube. Assim eles conseguem ficar sabendo da opinião dos usuários com mais precisão.
Fonte: Gizmochina e Reddit