A pandemia mundial do COVID-19 trouxe uma nova realidade para muitas empresas, que tiveram que se adaptar ao trabalho remoto, chamado de Home Office. Além disso, os estudantes também começaram a depender ainda mais da internet para ter aulas online e por isso, a velocidade de internet acabou tornando-se um diferencial.
Leia também:
152 milhões de pessoas acessam internet no Brasil, diz CGI
Microsoft confirma que Internet Explorer 11 não terá mais suporte a partir de agosto
E para entender melhor como anda essa situação no Brasil, as plataformas Melhor Plano e Minha Conexão se uniram para realizar uma pesquisa sobre a qualidade da internet no país, investigando todos os estados e regiões para descobrir onde a conexão é mais rápida.
Para chegar a esses dados, eles analisaram mais de 1,53 milhões de testes de velocidade de internet realizados durante o período de janeiro a julho de 2021. Esses testes foram feitos em plataformas como a da própria Minha Conexão e informam a latência, a velocidade de download e a de upload.
De acordo com os dados obtidos, a velocidade de internet nas 5 regiões do Brasil não difere muito, ficando na faixa de 50 a 60 megabits por segundo. A média geral é de 55,18.
Região Centro-Oeste com a internet mais rápida
De acordo com a pesquisa, a região que oferece a maior velocidade de internet foi a Centro-Oeste, que conseguiu ficar na média de 64,48 MB/s. O Sudeste fica em segundo lugar com 61,86 MB/s e no fim da lista ficam as regiões Nordeste com 50,41 MB/s e Norte com 50,04/MB/s.
Pedro Israel, co-fundador do Melhor Plano revelou que “Com o panorama sobre o desempenho de internet no país, esperamos continuar contribuindo para a formação de consumidores cada vez mais conscientes”.
Quando a pesquisa especifica mais, ela chega na divisão de estados. Nessa cenário quem sai na frente é o Piauí que conta com a internet mais rápida do Brasil com média de 70,88MB/s. Em segundo lugar fica Goiás com uma média de 69,30MB/s.
Já no final da lista ficam a Bahia com 34,97 MB/s e Alagoas com 34,76 MB/s e o último lugar com Sergipe, que tem velocidade média de internet de 29,06MB/s.