A tecnologia tem um papel importante na vida das pessoas e chegou principalmente para facilitar diversos tipos de situações. Porém, ela atualmente é empregada em muitos outros campos e a atual invasão da Ucrânia pela Rússia revelou que a tecnologia tem um papel fundamental nesse contexto.
Nos combates, as tropas revelaram equipamentos modernos e de última geração, armas avançadas que são vistas em ambos os lados do conflito, e, claro, os equipamentos de comunicação que contam com um papel fundamental nesse caso. Entre eles, o telefone de satélite usado para que o presidente da Ucrânia entre em contato com os EUA.
Leia também:
Guerra na Ucrânia reduz vendas de PCs após dois anos de crescimento no mercado
Rússia preparava ciberataques à Ucrânia desde 2021, segundo a Microsoft
Telefone por satélite garante comunicação segura da Ucrânia
O aparelho em questão é o Iridium 9575A, um telefone via satélite seguro. Isso é muito importante porque, em uma guerra, informação é tudo. Uma interceptação de uma chamada pode ser o ponto crucial para uma derrota ou uma vitória e até mesmo se mostrar muito fatal para um dos lados.
De acordo com a CNN, o uso do telefone via satélite aconteceu justamente por isso. Antes do conflito se iniciar, as comunicações feitas entre a Ucrânia e os Estados Unidos passavam todas pela embaixada dos EUA em Kiev. Mas os relatórios de inteligência revelaram com antecedência os ataques da Rússia e a invasão ao país, então os EUA tiveram que retirar todos os seus funcionários não essenciais do local.
Com isso, a comunicação passou a acontecer através de alguns telefones seguros que eles enviaram, tanto para o presidente da Ucrânia, Zelensky, quanto para o ministro de Relações Exteriores do país, Dmytro Kuleba.
Iridium 9575A tem certificação militar
Claro que, o principal objetivo do uso desses telefones é a segurança das informações e privacidade, então não há como saber com detalhes como acontece esse contato e como ele funciona. Por isso, não é possível saber qual é o modelo exato do telefone que foi enviado para a Ucrânia.
Porém, já se sabe que as comunicações por telefone via satélite em Washington são canalizadas pelo Iridium 9575A, que já é conhecido por ser um aparelho feito para essa finalidade e que conta com “durabilidade de nível militar e criptografia NSA tipo 1 segura”.
Ele conta com suporte para conectividade bilateral com ligações, suporte para envio de mensagens SMS, de e-mail, GPS e até mesmo o uso do Google Maps. Ele tem uma autonomia de bateria que garante 5 horas em chamada e até 24 horas em repouso.
O Iridium 9575A é um aparelho bem resistente, já que funciona em temperaturas baixas a partir de -10 graus Celsius e altas de até 55 graus Celsius. Além disso, conta com certificação IP65, sendo resistente tanto a poeira quanto a água, e também certificação militar MIL-STD 810G, que revela que ele já passou por quase 30 testes de diversos tipos.
De acordo com o fabricante do telefone, ele tem suporte a uma rede que é formada por 66 satélites que estão localizados em cerca de 780 quilômetros acima da superfície terrestre.