Guerra na Ucrânia reduz vendas de PCs após dois anos de crescimento no mercado

Guerra na Ucrânia reduz vendas de PCs após dois anos de crescimento no mercado

As principais fabricantes de PCs estão diminuindo suas expectativas de vendas para os próximos seis meses devido à crescente inflação e sobretudo à Guerra na Ucrânia.

Portanto, o mercado de PCs para de crescer após dois anos de uma guinada impressionante causada majoritariamente pelo isolamento social advindo da pandemia.

Em 2020, a gigantesca demanda pode ser considerada um dos fatores resultantes na crise dos chips. No entanto, a crise não atrapalhou o crescimento do mercado, superior em 13% em relação à 2019. Em 2021, o mercado cresceu ainda mais, inclusive no Brasil.

Guerra Ucrânia PCs
As cinco maiores fabricantes de PC em número de vendas durante o segundo trimestre de 2021.

Em 2021 o mercado de PCs teve um impressionante salto, mesmo com a escassez de componentes, que vem sendo um inibidor para o crescimento do mercado e tornou-se ainda mais sensível no 3º trimestre”, disse Daniel Voltarelli, analista de mercado de TIC da IDC Brasil, em uma publicação aqui do site sobre o crescimento em 2021.

Leia mais: Mercado de PCs segue crescendo no Brasil, diz IDC

Enfim, essa tendência continuou por todo o ano de 2021 e até o primeiro trimestre deste ano. Entretanto, a invasão do exército russo à Ucrânia, no final de fevereiro, atrapalhou a cadeia de produção.

Alerta da TSMC indicava temor das fabricantes de PC em relação à queda no mercado de PCs.

Ontem (30), o presidente da TSMC, Mark Liu, mencionou sobre os impactos na cadeia de produção da indústria de chips, uma das principais fontes de componentes para PCs.

Loja da Apple na China. A diminuição das vendas no país foi o principal motivo pela decisão de reduzir a produção do iPhone SE.

 

Liu também falou sobre a redução da produção do iPhone SE, ilustrando que a queda no mercado também afetaria os smartphones.

Leia mais: Segundo a TSMC, a demanda por PCs e smartphones começa a diminuir

Agora, com a guerra ocorrendo na Ucrânia, as principais fabricantes de PCs tiveram que reduzir a projeção de seus rendimentos trimestrais com base nos prováveis impactos na oferta dos produtos.

Essas fabricantes já estão cientes da pressão, aumentando o estoque dos produtos no mercado europeu, mas temem uma elevação na inflação.

Algumas das principais marcas de PCs, como HP, Del e Asus, já orientaram os seus fornecedores a diminuir a produção para o próximo semestre, algo que o presidente da TSMC sinalizou.

Mark Liu informou que a queda da demanda é pelo aumento do custo de componentes e materiais, resultando no consequente aumento dos custos de produção para fabricantes de chips, de PCs e celulares.

Desde o início da guerra na Ucrânia, fabricantes reduzem pedidos de componentes para PCs

De acordo com o Nikkei Asia, algumas fabricantes menores reduziram os pedidos aos fornecedores em até 20% para o segundo trimestre, que engloba os meses de abril, maio e junho.

Um executivo de uma fabricante que fornece componentes para HP, Lenovo, Dell, Acer e Asus, disse ao jornal que as fabricantes de PCs se preocupam com a situação do mercado desde o início da guerra na Ucrânia.

HP, Lenovo, Dell, Acer e Asus reduziram os pedidos por componentes.

“Desde meados de fevereiro, começamos a receber avisos de alguns dos nossos clientes para fabricar menos componentes e, desde o mês passado, estamos em constante comunicação com esses clientes sobre a situação dinâmica do mercado desde o início da guerra… Agora, uma das prioridades desses clientes é gerenciar cuidadosamente os seus estoques para uma nivelação varejista”, disse o executivo.

A IDC, mesma firma que analisou o crescimento do mercado em 2020 e 2021, afirma que o mercado de PCs deve diminuir para, no mínimo, um dígito único no segundo trimestre. Isso é uma revisão da própria projeção de crescimento da IDC feita há um mês.

Mercado de PCs Gamers cairá menos em relação aos outros

Segundo fontes do Nikkei Asia, o mercado de computadores para uso educacional sofrerá o maior impacto, sobretudo os Chromebooks, cujas vendas podem diminuir em 40% em relação ao ano passado.

Guerra Ucrânia PCs
Vendas do Chromebook podem cair em até 40%

O motivo é fácil de entender: a maioria das fabricantes de PCs preferem produzir notebooks de alto desempenho — e consequentemente alto preço. A intenção é manter as margens de lucro em meio a crise dos chips, que aumentou o custo dos componentes.

Desse modo, a queda na demanda deve ser menor para outros produtos. Por exemplo, PC gamers e computadores para o uso empresarial, embora a estimativa de crescimento pré-guerra fosse maior.

Mercado de PCs gamers sofrerá menor impacto

A MSI, fabricante voltada ao público gamer, afirmou que o segundo semestre vai ser o pior período das operações da empresa devido à guerra.

O presidente da MSI, Joseph Hsu, afirmou aos seus investidores que o ritmo das vendas está “devagar” em alguns países da Europa. Hsu informou que o nível de estoque da MSI é “consideravelmente alto” no momento.

Impactos da guerra no mercado de PCs

Guerra Ucrânia PCs
A guerra na Ucrânia pode adiar a recuperação da economia global pós-pandemia.

Não foi apenas a MSI que sentiu o impacto direto do conflito que ocorre no leste europeu. Aliás, várias fabricantes de afirmaram que a guerra atrapalhou bastante o mercado de PCs e seus negócios.

Um diretor de uma grande fabricante americana de PCs disse ao Nikkei que a projeção interna da empresa ainda contava com um crescimento considerável em relação ao ano passado.

Entretanto, agora a empresa já não enxerga mais esse crescimento e, em vez disso, projeta um declínio anual de vendas.

Um executivo de uma empresa que fornece componentes para a Asus e para a Microsoft afirmou que a guerra na Ucrânia causou uma desordem nos mercados de consumo da Rússia e da Ucrânia, cuja população combinada é de 190 milhões de pessoas.

“As transações financeiras estão um caos e as marcas estão sob pressão para acabar com o estoque naquela região. Estamos observando uma correção de curto prazo para a cadeia de produção”.

Apple e Samsung estão entre as empresas de eletrônicos de consumo que anunciaram a suspensão de vendas e serviços no mercado russo. Desde o início da guerra, muitas empresas estrangeiras anunciaram a suspensão de suas operações na Rússia.

Leia mais!

Guerra Ucrânia PCs
O governo da Rússia baniu a importação de PCs até o final de 2022.

 

Além disso, a Acer, a Asus e a MSI também suspenderam as vendas, embora não tenham anunciado publicamente.

Em contrapartida, a Lenovo e a Acer, por exemplo, ainda não reduziram sua projeção anual aos fornecedores, pois a indústria ainda sofre com a crise dos chips.

É uma ação lógica de ambas as empresas porque se reduzirem os pedidos agora, será difícil garantir os componentes futuramente.

Por fim, algumas fabricantes de PCs esperam que a demanda do mercado se recupere caso a guerra na Ucrânia termine em breve.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X