Ontem (24), a Microsoft anunciou oficialmente o Windows 11, que já havia vazado anteriormente, na semana passada, mas, agora, a empresa divulgou os requisitos mínimos para uma máquina rodar o novo sistema operacional que será lançado no final deste ano.
Vale lembrar que o Windows 11 será uma atualização gratuita para usuários do Windows 10. Contudo, nem todos que usam o atual sistema possuem um PC compatível.
Diferentemente da atualização do Windows 8 para o Windows 10, que a Microsoft permitiu, inicialmente, as mesmas configurações de hardware – aumentando, posteriormente, o armazenamento necessário -, o Windows 11 terá alterações em todos os itens dos requisitos mínimos, sobretudo no que tange ao processador.
Por exemplo, o Windows 11 só será compatível com processadores Intel da oitava geração ou mais novos. O sistema também rodará em CPUs Apollo Lake, Pentium e Celeron mais recentes.
Além disso, todos os processadores terão de ser de 64 bits e a máquina deve possuir, no mínimo, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento. Esses requisitos não são muitos superiores aos do Windows 10. No entanto, o fim do suporte em PCs mais antigos com configuração de 32 bits deixará alguns usuários na mão.
Windows 11 – requisitos mínimos
De acordo com o site da Microsoft, esses são os requisitos mínimos do Windows 11, confira:
- Processador: 1 gigahertz (GHz), ou mais rápido, com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC)
- Memória RAM: 4 gigabytes (GB)
- Armazenamento: Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais
- Firmware do sistrema: UEFI, compatível com Inicialização Segura
- Placa gráfica: Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0
- Tela: Tela de alta definição (720p) maior que 9 polegadas diagonalmente, 8 bits por canal de cor
Para ter certeza de que sua máquina consegue rodar o Windows 11, clique aqui para baixar o aplicativo PC Health App da Microsoft, que verifica automaticamente se seu PC possui os requisitos mínimos exigidos pelo sistema.