A Microsoft está mesmo empenhada em fazer de tudo para que a migração para o Edge aconteça de forma fácil e tranquila para os seus usuários, estimulando-os a isso. Uma versão experimental do Edge mostra que a empresa já está trabalhando em um recurso que permite uma sincronização com o seu principal rival, o Chrome, toda vez que é aberto.
Esse recurso permite que o Edge consiga sincronizar com o Chrome para trazer as informações da navegação do outro navegador para ele, facilitando assim a vida do usuário que alterna entre as duas opções ou quer migrar de vez.
Leia também:
Microsoft Edge ganha recurso WebView2 para facilitar a transição de desenvolvedores do IE
Microsoft Edge ganha mais popularidade e ultrapassar o Safari
Usuário poderá escolher quais dados o Edge vai sincronizar com o Chrome
Hoje em dia é possível importar dados de um navegador para o outro usando as suas versões mais modernas, porém esse trabalho é feito de forma manual e é preciso repeti-lo toda vez que o usuário quiser importar novos dados.
A Microsoft está trabalhando para que esse processo seja mais rápido e prático para o usuário, evitando o trabalho manual e fazendo com que o Edge realize essa sincronização de forma automática com o Chrome toda vez que ele for aberto.
Atualmente o recurso recebeu uma atualização que revela que o usuário poderá escolher quais os dados que o Edge deverá sincronizar com o Chrome. Pela imagem divulgada é possível notar que existem as opções de: senhas, configurações de preenchimento automático, informações de pagamento, histórico da navegação, cookies e abas abertas.
As opções de favoritos e de extensões estão presentes na lista mas ainda não estão disponíveis, o que significa que isso acontecerá em breve. Para ter acesso ao recurso o usuário precisará abrir as configurações do perfil, ir em “Importar dados do navegador”, depois escolher a opção “Importar dados do navegador em cada inicialização” e por fim clicar em “Ativar”.
Por fim, é só ativar o perfil do Chrome que será sincronizado.
Atualmente o recurso já está disponível para alguns usuários, porém ainda não chegou para todos. As opções de escolher os dados que será sincronizados foi vista apenas na versão experimental do Edge, o Edge Canary. Já o novo recurso foi encontrado na versão 104 do Edge.
Ao que tudo indica, a novidade começará a chegar para o público geral em cerca de 3 meses.
Fonte: Leopeva64-2