Como fazer a Carteira de Motorista Digital?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todos os motoristas. Felizmente, desde 2017 é possível andar com a versão digital da CNH. Dessa forma, em caso de perda ou roubo da sua CNH física, você pode continuar dirigindo normalmente antes de tirar a segunda via da versão impressa.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em parceria com o Serpro, lançou ainda em 2017 o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). É nele que fica a sua CNH digital. Ao longo do tempo o aplicativo foi sendo atualizado e hoje já comporta também a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), além de outras funções.

Fizemos este tutorial bem detalhado para que você consiga baixar a sua Carteira de Motorista Digital sem problemas. O procedimento é bem simples e qualquer pessoa pode fazer. Vamos ao passo a passo!

Atenção

cnh digital vio tela d5
Para baixar a CNH Digital é necessário que a versão impressa tenha o QR Code

Antes de começar o tutorial, certifique-se de que você possui a versão atual da CNH impressa. Ela possui um código QR na parte interna. Esse código é fundamental para que você consiga baixar a versão digital da carteira de motorista.

Se, por acaso, você não tiver a CNH com o código QR, infelizmente será necessário solicitar a segunda via no DETRAN da sua cidade. Assim que você receber a segunda via da carteira você poderá seguir com os passos abaixo.

Tutorial – Como baixar a CNH Digital

carteira digital de transito 2019 crypto id foto denatran 1200x759 1

Passo 1. Primeiramente será necessário entrar no site acesso.gov.br para criar uma conta de acesso única do Governo. Ao entrar na página, digite o CPF no campo especificado e clique em “Avançar”.

Passo 2. Se você já tiver uma conta, é só inserir a senha. Se não lembrar da senha clique em “Esqueci minha senha”. Se ainda não tiver uma conta, basta seguir com os passos para criar uma: preencher os campos de dados pessoais, escolher uma forma de ativação de conta (e-mail ou SMS) e depois confirmar a ativação no canal escolhido.

Passo 3. Agora você deve baixar em seu smartphone o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível gratuitamente para Android e iOS (basta clicar nos links para baixar).

Passo 4. Abra o aplicativo CDT e entre com a sua conta gov.br (aquela que você acabou de criar). Talvez seja preciso validar o seu número de telefone. Se for o caso, basta inserir o código que será enviado por SMS.

Passo 5. Já na tela inicial do aplicativo, toque na opção “Habilitação” e, em seguida, na opção “Toque aqui para adicionar a sua CNH”.

Passo 6. Agora você deve cadastrar uma Chave de Acesso. Essa chave é uma senha com 4 dígitos numéricos. É essa chave que te dará acesso a todos os documentos que você quiser consultar no futuro. Quando definir a senha toque em “Cadastrar”. Você pode também escolher usar a biometria para como chave de acesso.

Passo 7. Neste passo você deve escolher a opção “Validação pelo celular (Validação facial)”. O aplicativo reconhece o seu rosto e o compara com a foto da sua CNH.

Passo 8. Agora você deve inserir o CEP da sua residência e depois apontar a câmera do celular para o código QR da CNH impressa.

Passo 9. O próximo passo é fazer a verificação biométrica, também através da câmera do celular. O aplicativo pede uma prova de vida. Então você deverá mexer a cabeça para os lados e piscar um dos olhos para provar que está vivo.

Passo 10. Se você não tiver validade o número do seu celular no começo você desenvolvedor validar agora. Para isso será necessário informar o número do celular e esperar pela mensagem de texto com o código de confirmação.

Prontinho! Seguindo esses 10 passos simples você já terá a Carteira Nacional de Habilitação Digital e não precisará mais andar com a versão física na carteira. O interessante é que o aplicativo CDT funciona até mesmo sem internet. Mas atenção: se você for parado em uma blitz e não portar a CNH impressa e o seu celular estiver descarregado, você levará uma multa e mais 3 pontos na carteira.

Funções adicionais

fd19a21c d0e5 4f77 ac1f
O aplicativo CDT ganhou várias novas funções desde seu lançamento

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito traz ainda uma série de outras funcionalidades. Por exemplo, além de conter a CNH digital, você pode ter também o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) na versão digital.

Para isso basta abrir o aplicativo CDT e tocar na opção “Veículos”. Daí você deve digitar o número do Renavam e de segurança do CRV, que antes era chamado de DUT. Por fim é só tocar em “Incluir” para ter também o CRLV digital. Bem simples e prático.

Outras funções do aplicativo CDT envolvem o aviso de vencimento da CNH digital. Dessa forma você não esquece de fazer a renovação. Caso você tenha um veículo que está passando por recall, o aplicativo também envia uma notificação informando do recall e dos problemas que o carro pode apresentar se você ignorar o reparo.

Através do aplicativo você pode também indicar o principal condutor do veículo. Até então, no caso de multas, quem levava a multa era o dono do carro. Agora, ao indicar o principal condutor do veículo, as multas e pontos na carteira vão direto para ele. Essa é uma ótima opção para os pais cujos filhos dirigem o carro da família.

E, por falar em multa, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito também permite que você consulte se tem alguma infração no seu nome. Ainda não é possível pagar, mas em breve o Denatran incluirá também a opção de pagar as multas diretamente do aplicativo. 

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!