1 em cada 3 brasileiros já perdeu o celular por roubo ou furto

Pesquisa revela que mais de um terço da população sofreu com roubos ou furtos de celulares no Brasil.

Um novo levantamento revelou um cenário alarmante sobre segurança digital no país: 34% dos brasileiros já tiveram um celular roubado ou furtado pelo menos uma vez. O dado faz parte da pesquisa “O Brasileiro e Seu Smartphone”, realizada pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box, e expõe um dos principais problemas de segurança enfrentados pelos usuários de tecnologia no Brasil.

A sensação de insegurança é particularmente elevada quando as pessoas estão andando na rua, com 78% dos participantes indicando este como o cenário mais arriscado para uso do aparelho. Outros ambientes considerados perigosos incluem eventos com aglomerações, como shows e festas (61%), parques e praças públicas (47%), e transporte coletivo, especialmente ônibus (45%).

Você também pode gostar dos artigos abaixo:

Entre os casos relatados, o estudo aponta que a maioria (55%) foi classificada como roubo, quando há uso de violência ou ameaça, enquanto os demais foram furtos. A pesquisa também revela um dado preocupante: 16% das vítimas informaram que os criminosos conseguiram acessar suas contas bancárias através do dispositivo e realizar transferências não autorizadas.

Embora a maioria dos incidentes (73%) tenha ocorrido antes de 2023, a pesquisa registrou que 10% das ocorrências aconteceram no ano passado e 6% em 2025, indicando que o problema persiste. A reação mais comum entre as vítimas foi o bloqueio tanto do chip quanto do aparelho, medida adotada por 47% dos entrevistados.

furto-celular-1-1920x1080

Prevenção e proteção ainda são desafios

Apesar da alta incidência de roubos e furtos, a pesquisa identificou que apenas 15% dos brasileiros possuem seguro contra roubo de celular. Este baixo índice de proteção financeira contrasta com o valor elevado dos smartphones modernos e o impacto econômico que sua perda representa para muitas famílias.

Outro dado que chamou atenção foi a baixa adesão ao programa Celular Seguro, iniciativa do governo federal lançada em dezembro de 2023. Apenas 21% dos entrevistados informaram ter se cadastrado na plataforma, que permite o bloqueio rápido do aparelho em caso de roubo ou furto, impedindo o acesso de criminosos a informações pessoais e contas bancárias.

Para utilizar o serviço, o usuário precisa ter uma conta no Gov.br e seu número de telefone deve estar vinculado ao CPF. Entre as funcionalidades disponíveis está o Modo Recuperação (bloqueio parcial), que bloqueia a linha telefônica e as contas bancárias vinculadas ao dispositivo, mas mantém o IMEI ativo, facilitando a recuperação caso o aparelho seja encontrado.

A pesquisa “O Brasileiro e Seu Smartphone” foi realizada entre 13 e 27 de maio de 2025, ouvindo 2.039 pessoas que possuem smartphones. O estudo apresenta margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%, oferecendo um panorama representativo da realidade nacional sobre segurança de dispositivos móveis.

O comportamento dos usuários também mudou devido à insegurança: 85% dos entrevistados afirmaram que evitam usar o celular em situações ou locais que consideram arriscados, demonstrando como o medo de roubos está alterando hábitos cotidianos dos brasileiros em relação ao uso de tecnologia.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!