Com a chegada iminente de um dos feriados anuais mais importante do país e também das Olimpíadas de Inverno de Pequim, a China está tentando limpar a internet através de uma campanha iniciada por autoridades especialistas no assunto.
A ideia é tirar do ar e eliminar qualquer tipo de conteúdo da internet que seja considerado ilegal ou inapropriado pelo governo. Tudo isso para que o Ano Novo Lunar (também conhecido como Festival da Primavera) chegue em um ambiente mais limpo e purificado.
Leia também:
China: aplicativo obrigatório para as Olimpíadas de Inverno contém falhas de segurança
China proíbe a publicação de novos jogos: 14 mil empresas do setor já faliram
Limpeza da internet na começará no Ano Novo Lunar
O anúncio das medidas foi dado pela Administração do Ciberespaço da China (CAC) nesta terça-feira (25). Eles revelaram uma campanha de “purificação” da internet que tem até mesmo um prazo de duração, levando cerca de um mês. Ao final desse prazo, eles pretendem ter um ambiente online “saudável, feliz e pacífico”.
Isso tudo vai começar justamente na chegada do Ano Novo Lunar, que acontece entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro. Esse período também coincide com o início das Olimpíadas de Inverno de 2022, que terá sua abertura em fevereiro. Os jogos marcam o maior evento de esportes que a China hospedou desde que o presidente Xi Jinping assumiu o cargo em 2012.
O governo do presidente viu essa chegada das Olimpíadas como uma grande oportunidade de mostrar uma China poderosa e unificada.
Como acontecerá essa purificação da internet?
De acordo com os planos revelados pela agência, a ideia é que as páginas e sites, listas de tópicos mais procurados, janelas pop-ups e sites de notícias sejam “cuidadosamente gerenciados para apresentar apenas informações positivas”.
Com isso, informações que sejam obscenas, vulgares, sanguinolentas, violentas e ilegais serão erradicadas para criar uma “atmosfera online positiva”.
E nem mesmo os famosos terão uma colher de chá durante essa campanha, que deve durar 1 mês. Os reguladores irão retirar rumores online e prevenir qualquer retorno de celebridades “ilegais e imorais”.
Isso não é algo novo, entretanto. A China já vem há alguns anos punindo celebridades do país que mostram qualquer tipo de má conduta, retirando totalmente suas presenças da internet. Foi o que aconteceu no ano passado com a com atriz chinesa Zheng Shuang, que teve seus trabalhos removidos de emissoras e sites de vídeos depois que foi multada em US$ 46 milhões por sonegação de impostos.
Outros comportamentos que não são tolerados na internet durante esse período e que serão retirados incluem exibição de riquezas, adoração de dinheiro, comida ou bebida em excesso e até mesmo quem pratica ou defende superstições como previsão do futuro na internet.
A campanha em si não é uma surpresa, já que Pequim embarcou no ano passado em uma campanha regulatória de limpeza para apertar mais o controle da internet e exterminar o que eles enxergam como um problema no espaço online e no setor de entretenimento.
Em junho do ano passado, a agência de segurança deu início a uma campanha que tinha como alvo a cultura caótica de fãs de celebridades, segundo eles, que era quando várias pessoas se reuniam apenas para adorar uma celebridade. Uma expansão dessa campanha se espalhou para a indústria de entretenimento, e as autoridades começaram a erradicar conteúdos “não saudáveis” de alguns programas, banindo celebridades com políticas incorretas, estilo afeminado e cultuando assim uma atmosfera patriótica.
Ano Novo Chinês é repleto de superstições
A data escolhida para essa purificação da internet também não foi a toa, já que o Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera é um evento muito importante na China. É nesse período que muitos chineses seguem tradições passadas por gerações e que eles acreditam que farão com que o ano seja mais feliz.
Entre essas superstições está vestir roupas vermelhas, já que a cor está relacionada com sorte e prosperidade, além de assustar o monstro Nian. Eles também costumam aproveitar o tempo com a família, principalmente sogros e parentes dos seus devidos companheiros no segundo dia. Já no terceiro, eles ficam em casa, e, a partir do sétimo, partem para as comemorações.
Fonte: CNN