Na véspera da CES 2021, a Samsung apresentou um novo portfólio de TVs para este ano. Os modelos fazem parte da linha Neo QLED, MicroLED e também Lifestyle. Com isso, a gigante sul-coreana atualiza as tecnologias que são usadas nos televisores para consumidor final.
Vamos explicar com mais detalhes quais as novidades e melhorias de cada linha das novas TVs Premium da Samsung.
Neo QLED
E vamos começar falando da linha Neo QLED. Trata-se da evolução dos painéis QLED, que são os atuais carros-chefe da companhia neste segmento. As TVs dessa linha terão resoluções em 4K (QN90A) e também em 8K (QN900A).
Essas novas TVs usam uma nova fonte de luz, chamada de Quantum Mini LED. Os LEDs desse novo painel possuem 1/40 da altura dos LEDs comuns. Isso ajuda a colocar muito mais LEDs, ocupando o mesmo espaço de antes. A Samsung desenvolveu também a tecnologia Quantum Matrix, que é a responsável por controlar com precisão cada um dos Quantum Mini LEDs. O resultado disso é um HDR ainda mais preciso, com pretos bem profundos.
O processador de imagem Neo Quantum Processor também é outro destaque das TVs Neo QLED. Ele conta com 16 modelos de redes neurais. Cada uma dessas redes neurais é treinada para fazer um upscaling perfeito, baseado em inteligência artificial e deep learning. Em outras palavras, você sempre terá uma imagem com qualidade próxima ao 4K ou 8K, mesmo que esteja vendo um conteúdo com resolução inferior.
O design é outro ponto que merece elogios. Chamado de Infinity One, ele quase não deixa molduras no televisor. Há também a caixa Slim One Connect, que organiza todos os cabos e deixa a aparência muito mais limpa.
Com respeito à reprodução de áudio, a Samsung também implementou algumas tecnologias bem interessantes, tais como a Som em Movimento Pro e a SpaceFit Sound. Com essas duas tecnologias a reprodução do som é feita com base no seu ambiente, proporcionando sempre um áudio envolvente.
Confira outros recursos que achamos interessantíssimos nessa TV Neo QLED:
- Samsung Health: transforma a sua sala de estar em uma academia pessoal, rastreando inclusive a sua postura para saber se você está realizando o movimento do exercício corretamente.
- Super UltraWide GameView: amplia o campo de visão do jogo, permitindo aos jogadores usarem as proporções 21:9 ou 32:9 ultra grande.
- Game Bar: trata-se de uma barra que exibe informações técnicas sobre o jogo, tais como a taxa de FPS.
- Google Duo: as TVs Neo QLED têm compatibilidade com o aplicativo de videochamadas Google Duo. basta instalar uma webcam e fazer uma videochamada direto da TV.
MicroLED
As TVs com painel de MicroLED já estavam em uso pela Samsung, mas em tamanhos enormes. Agora, em 2021, a companhia está trazendo a tecnologia para os consumidores finais, inicialmente em TVs de 110” e 99”. Mas, até o fim do ano, a Samsung disse que irá lançar modelos menores.
Na prática, as TVs MicroLED unem o melhor dos dois mundos: LCD e OLED. Os pixels dos painéis MicroLED emitem luz própria e são controlados individualmente. Dessa forma é possível alcançar o preto real das TVs OLED, já que os pixels podem ser desligados. Além disso, os pixels não são orgânicos, oferecendo uma maior durabilidade e evitando o efeito burn-in.
Há também o Majestic Sound, que traz um sistema de som integrado de 5.1 canais sem usar alto-falante externo. A Samsung também informou que essas TVs estarão à venda no Brasil ainda em 2021, mas não revelou datas e nem preços.
TVs Lifestyle
As TVs da linha Lifestyle são praticamente obras de arte. Tanto é que elas se confundem com quadros de pintura, decorando a parede. Mas são TVs de alta qualidade. Em 2017 a Samsung lançou a The Frame, que foi um sucesso de vendas em seu nicho, com mais de 1 milhão de unidades vendidas.
Porém, em 2021, ela chega com uma moldura que tem a metade da espessura do modelo anterior, cinco opções de cores e dois estilos (Moderno e Chanfrado). Essa linha é composta pelos seguintes modelos:
- The Frame
- The Serif
- The Sero
- The Terrace
- The Premiere
O legal, porém, é que quando está “desligada” ela exibe verdadeiras obras de arte. São mais de 1.400 obras selecionadas pela Art Store, que faz uma curadoria bem cuidadosa. O resultado visual realmente fica bem incrível.