As câmeras fazem parte de um pedaço bem complexo da tecnologia, principalmente quando se fala dos modelos mais sofisticados e avançados atualmente, como as usadas para filmar grandes sucessos de Hollywood.
Pensar em câmeras como essas é pensar em câmeras potentes e capazes de realizar diversas façanhas. Porém, pesquisadores criaram um novo tipo de câmera que coloca qualquer uma no chinelo quando o assunto é FPS (frames-per-second).
Leia também:
Esta é a Polaroid Now+, câmera instantânea com funções inteligentes
Sony alerta: lasers podem danificar os sensores da câmera
Assistindo a luz em câmera lenta
Ainda em 2013, pesquisadores do MIT desenvolveram uma câmera capaz de fotografar 1 trilhão de quadros por segundo, um número bastante impressionante e que permitiu que eles pudessem ver como a luz se move pelo ar.
No vídeo revelado por eles, é possível ver uma filmagem experimental de fótons de luz viajando 600 milhões de milhas por hora através da água. Todo o evento ocorre em 1 nanosegundo, mas a câmera consegue colocar em câmera lenta para que tudo aconteça em 20 segundos.
É tudo muito rápido. Por questão de comparação, John Markoff, escritor do New York Times, revelou que se fosse uma bala de revolver atravessando o mesmo fluido, a filmagem duraria 3 anos.
É impossível gravar a luz diretamente, então a câmera faz milhões de varreduras para recriar cada imagem. O processo foi chamado de femto-fotografia e de acordo com Andre Velten, uma pesquisadora envolvida no projeto, não há nada no universo que pareça tão rápido quanto essa câmera.
Fonte: newsbreak