Brasil recebe primeiro caixa eletrônico compatível com 5G de toda América Latina

Nesta segunda-feira (10) uma parceria firmada entre as empresas TecBan, Claro e Ericsson possibilitaram a chegada do primeiro caixa eletrônico compatível com 5G. Esse é o primeiro caixa eletrônico desse tipo em toda a América Latina. Segundo as empresas, este é o primeiro passo de uma série de aplicações inéditas voltadas ao mercado financeiro.

Mas você pode estar se perguntando: Qual a vantagem de ter um caixa eletrônico compatível com as redes 5G? O diretor de TI e Telecom da TecBan, Robert Baumgartner Junior, diz que a nova rede móvel 5G permitirá a implementação de mais soluções para melhorar a experiência do usuário, o processo operacional e a segurança no geral.

Leia também
O que é internet 5G?

Futuros recursos dos caixas eletrônicos

Por exemplo, um dos recursos que podem ser implementados nos caixas eletrônicos compatíveis com a tecnologia é o monitoramento de vídeo e vigilância em tempo real. Sem falar que a qualidade da imagem poderia ser bem superior à atual. Além disso, será possível calcular o tempo de espera com base no tamanho das filas.

As possibilidades são praticamente infinitas. No futuro, poderá haver atendimento por videoconferência, criação de hotspots Wi-Fi para que os clientes também possam se beneficiar da tecnologia 5G e até mesmo uso de realidade virtual para fins de manutenção dos caixas eletrônicos. Dessa forma, os técnicos de campo e os vigilantes dos carros-forte teriam mais segurança para realizar consertos e fazer o transporte de dinheiro.

O primeiro do Brasil

Primeiro caixa eletrônico com 5G

O primeiro caixa eletrônico com tecnologia 5G está situado em um ambiente controlado na região de Alphaville (SP), na região metropolitana da capital paulista. E, segundo observado pelas empresas, esse caixa já oferece uma série de vantagens proporcionadas pela nova rede 5G, tais como:

  • Alta disponibilidade do serviço de Telecom;
  • Menor tempo de resposta;
  • Maior velocidade para todas as aplicações ativas no caixa.

As redes LTE, disponíveis atualmente, já atendem a muitas necessidades deste mercado. Porém, a implantação da nova tecnologia agregará novos recursos, como alta confiabilidade e soluções de rede orientadas às características do negócio, com funcionalidades adicionais e otimizações que podem contribuir de forma significativa para a evolução do sistema financeiro no País“, afirmou André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!