Bill Gates afirma que avanço da IA pode prejudicar lucro do Google

Um dos usos mais recentes que se popularizou das tecnologias de IA foi justamente o dos mecanismos de busca. Nas últimas semanas isso se tornou um assunto em alta, principalmente depois que a Microsoft anunciou a versão do Bing que utiliza IA para melhorar os resultados. E, de acordo com Bill Gates, isso terá um impacto negativo no Google.

O cofundador da gigante de tecnologia Microsoft falou um pouco sobre o futuro do cenário de mecanismos de buscas, revelando que os lucros do Google vão cair consideravelmente nesse setor. Isso se dá principalmente pela chegada de outras soluções mais aprimoradas, principalmente as que utilizam inteligência artificial.

Leia também:

ChatGPT estará disponível no Bing para Android e iOS em breve
Após anúncio da integração com o ChatGPT, downloads do Bing e do Edge disparam na App Store

Bill Gates acredita que IA será a “maior coisa da década”

Bill Gates

Esse relato foi dado por Bill Gates em um podcast no começo da semana, chamado de “In Good Company” e apresentado pelo chefe do fundo soberano norueguês chamado Nicolai Tangen. O executivo destacou que “O Google possui todos os lucros de busca, então os lucros de busca vão cair, e seus parte dela pode estar baixa porque a Microsoft foi capaz de se mover bastante rápido nessa questão.”

Ele está se referindo principalmente ao lançamento da nova versão do seu mecanismo de busca com IA, o Bing, que foi revelado para bater de frente com o Google em busca de diminuir e até superar esse domínio no espaço de busca.

Atualmente, o Google registrou US$ 224 bilhões em receitas de publicidade em 2022 por causa do seu buscador, enquanto a Microsoft teve um registro de apenas US$ 18 bilhões nessa mesma área. Ou seja, o caminho é longo, mas segundo Gates, é possível.

O cofundador da Microsoft já tinha declarado no começo do ano que a IA será tão importante quanto o computador, como a internet. Em uma entrevista para Forbes, ele revelou que ficou surpreso com a aceleração do desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial no ano passado, mas que isso mostrou que ela vai logo se tornar a “maior coisa desta década”.

Domínio do Google poderá estar perto do fim?

Bill Gates

Não é surpresa para ninguém o fato do Google ser dominante na área de pesquisa durante os últimos anos. Na verdade a empresa teve domínio nas buscas durante as últimas 2 décadas, segundo o serviço de análise da web Statcounter. Eles revelaram que o Google representa cerca de 93% do mercado global de mecanismo de pesquisa, enquanto o Bing está apenas com 3%.

A empresa de Bill Gates está apostando na sua nova solução com IA, mas vale destacar que o Google também está caminhando nos mesmos passos. A Alphabet, empresa que controla o Google, também lançou um serviço de buscas baseado em IA, o Bard.

Ambos, tanto o Bard quanto o Bing, ainda estão em fase de testes, mas aberto para usuários.

Microsoft tem chances

Bill Gates não confirmou no podcast se tinha certeza de que haveria de fato um vencedor nessa corrida da IA, porém alguns analistas já fazem sua previsão, e algumas delas são favoráveis à empresa do empresário. Dan Ives, da Wedbush, revelou que a Microsoft estaria liderando o grupo nessa corrida no momento. Não dos mecanismos de buscas, mas com as suas evoluções na área de IA.

Segundo Gates, esse tipo de tecnologia pode melhorar e muito a experiência de buscas para os usuários, tornando-se uma espécie de assistente pessoal nesse sentido. Com ela, será mais fácil entender os estilos e requisitos de cada usuário, e assim indicar o serviço certo para cada um. Isso ajudará a tirar um pouco a dominância em alguns campos como acontece com o Google e o campo de pesquisas, a Amazon e o campo de compras, a Microsoft e o campo de produtividade e a Apple com o mercado de dispositivos.

“Daqui a uma década, não vamos pensar nessas empresas como separadas, porque a IA o conhecerá tão bem que, quando você estiver comprando presentes ou planejando viagens, não se importará se a Amazon tem o melhor preço, se alguém outra tem um preço melhor – você nem precisa pensar nisso. Portanto, é uma reorganização potencial bastante dramática da aparência dos mercados de tecnologia.”

Fonte: businessinsider

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!