Em julho de 2021 diversos usuários do Windows 11 reportaram para a Microsoft um problema bem incômodo que estava acontecendo. Segundo eles, o bug do sistema afetava HDs e SSDs, diminuindo o desempenho desses componentes em mais de 50%. Ou seja, você tem um SSD justamente para ter tempos de inicialização menores mas, na prática, o Windows 11 demorava mais para iniciar do que o Windows 10.
Alguns meses depois, a Microsoft reconheceu o problema e informou ainda que ele afetava todos os tipos de dispositivos de armazenamento. Ou seja, SSDs, HDs e NVMe. O bug fazia com que esses dispositivos realizassem diversas ações de escrita sem necessidade, aumentando o tempo para outras tarefas serem executadas.
Leia também
Em apenas 2 meses, Windows 11 dobra sua presença em PCs
Como instalar aplicativos Android no Windows 11?
Porém, em dezembro de 2021 a Microsoft soltou uma atualização que supostamente deveria corrigir o bug. Mas, conforme constatado pelo site Windows Latest, a atualização não corrigiu o erro, que persiste em diminuir o desempenho de HDs e SSDs de vários usuários. Em janeiro de 2022 a Microsoft liberou uma nova atualização de segurança, mas que também não corrigiu o problema.
Felizmente, a gigante de Redmond liberou uma nova atualização opcional que parece ter resolvido o problema de uma vez por todas. Trata-se da atualização KB5008353 que, além de resolver esse bug com SSDs e HDs, também corrige uma série de erros importantes. Demorou 8 longos meses até que a Microsoft corrigisse de fato o problema.
Depois dessa atualização, vários usuários relataram que os problemas com desempenho sumiram. E o sistema parece estar mais rápido e leve. Eu mesmo sou um deles. Meu Windows 11 realmente estava demorando mais do que o normal para iniciar. Mas depois que eu realizei esse update opcional o desempenho melhorou bastante.
Outros erros que foram corrigidos por essa atualização incluem um bug no diário USN, que também causava problemas no desempenho geral. O desempenho do Windows Explorer e da barra de tarefas também foi melhorado.
Fonte: Windows Latest