Uma falha nos computadores Windows causou transtornos em aeroportos, bancos, hospitais e diversos serviços digitais globalmente na manhã de sexta-feira (19). A falha foi causada por um erro na recente atualização do antivírus Falcon da CrowdStrike. O CEO da empresa de segurança cibernética esclareceu que o problema não é resultado de um ataque cibernético.
Após a atualização, os computadores com o antivírus começaram a mostrar a famigerada “tela azul” ou BSOD, um erro que bloqueia o carregamento do sistema operacional. Como consequência, empresas ao redor do mundo enfrentaram dificuldades para usar seus dispositivos, afetando o funcionamento de lojas e outros estabelecimentos comerciais.
Nos próximos parágrafos você verá detalhes sobre este problema que trouxe muitos transtornos.
Problemas em aeroportos
A atualização começou a ser lançada nas primeiras horas desta sexta, e rapidamente surgiram relatos de problemas na Austrália. O que parecia um problema isolado se espalhou pela Ásia, Europa e Estados Unidos, deixando milhares de empresas sem poder usar seus computadores e servidores devido à temida Tela Azul da Morte do Windows.
Nos EUA, as companhias aéreas American Airlines, United e Delta pediram à FAA (o equivalente à Anac no Brasil) para paralisar as operações globalmente. A autoridade de aviação concordou, e os controladores de voo foram orientados sobre os “problemas de comunicação” enfrentados pelas empresas.
Só nesta manhã, mais de 1.400 voos foram cancelados pelo mundo. Voos em andamento não foram afetados.Nos aeroportos, o clima é de caos. Passageiros aglomeram-se em longas filas tentando fazer check-in. Sem computadores, alguns aeroportos estão usando quadros brancos para informar os horários dos voos. Na Índia, um viajante mencionou que seu cartão de embarque foi feito à mão.
Diversos bancos ficam fora do ar
Clientes de todo o mundo estão enfrentando problemas com aplicativos de bancos como Bradesco, Next, Neon e Banco Pan. Eles relatam nas redes sociais que os serviços não estão funcionando. O Banco Central do Brasil garante que seus sistemas, incluindo o Pix, operam sem problemas.
Usuários do Bradesco e Next informam que os apps pararam de funcionar. No X (antigo Twitter), uma pessoa postou uma imagem do app do Bradesco citando um “apagão cibernético global”. A mensagem aconselha a não desinstalar o app para manter a chave de segurança.
O Bradesco comunicou ao Tecnoblog:
Devido a um apagão cibernético que afeta várias empresas, nossos canais digitais estão indisponíveis hoje de manhã. Estamos trabalhando para resolver isso o mais rápido possível. Os caixas eletrônicos estão operando normalmente.
No mesmo canal, o Neon notificou clientes sobre uma instabilidade que afeta a maioria dos seus produtos, deixando-os fora do ar. O Banco Pan, via sua conta no X, informou que seu app está fora do ar por um erro sistêmico e será restaurado em breve.
Também respondendo ao Tecnoblog, o Banco Pan declarou:
Na madrugada de 19/7, nosso app foi afetado por um problema causado pela atualização de software de um fornecedor, impactando diversos setores. Já restabelecemos alguns serviços e continuamos a trabalhar para que tudo volte ao normal. Estamos comprometidos com o atendimento aos nossos clientes em todos os canais disponíveis.
Afinal de contas, o que causou o “apagão cibernético”?
Além de companhias aéreas e bancos, empresas de vários outros setores foram afetadas. Laboratórios, planos de saúde e vários serviços online cairam na manhã desta sexta-feira (19). Mas, afinal de contas, o que causou tal apagão?
Todo o problema tem relação com um software da Crowdstrike, que desenvolve soluções de cibersegurança para outras empresas, incluindo o Falcon Sensor, um antivírus que protege contra ameaças digitais. Entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, uma falha na atualização do Falcon afetou computadores Windows que utilizam o software, impedindo-os de iniciar e exibindo a “tela azul da morte” (BSOD), causando interrupções em serviços globais.
Embora não haja confirmação oficial da CrowdStrike sobre as interrupções, The Verge reporta que a empresa é responsável pelos erros decorrentes da recente atualização. Usuários do Reddit ligados ao suporte ao cliente do Falcon compartilharam um alerta da empresa relacionando as falhas no Windows ao Falcon Sensor e sugeriram uma possível solução.
Em uma nota em seu blog oficial, a CrowdStrike abordou o incidente, afirmando que está auxiliando os “consumidores impactados por um defeito numa atualização de conteúdo para hosts Windows”. A empresa também esclareceu que o problema não afeta macOS ou Linux e enfatizou que não se trata de um ciberataque. A nota conclui informando que o erro foi identificado e isolado, e que uma correção está em progresso.