O Amazon Prime Video segue sendo um dos serviços mais elogiados pelo público em diversos aspectos, seja pelo seu preço mais justo ou até mesmo seus conteúdos exclusivos que vêm fazendo sucesso, como é o caso de The Boys, Fallout, Invencível e Anéis do Poder.
Porém, a interface do serviço ainda era um ponto fraco, e agora tudo parece que vai melhorar. Acontece que a empresa anunciou uma repaginação e melhoria na interface, que já vinha sendo criticada por ser confusa, principalmente em relação aos outros serviços dentro do Prime. Entenda as mudanças.
Leia também:
Mulher compra Air Fryer na Amazon e recebe um lagarto de brinde
Amazon Prime Day: cibercriminosos estão usando e-mails e links falsos para aplicar golpes
Amazon Prime Video com navegação mais intuitiva
A principal mudança dessa nova interface é que ela pega a barra da navegação que ficava na lateral esquerda e coloca ela lá em cima, no topo. Ela também chega mais simplificada. Primeiro, é possível ver as categorias gerais, sendo elas: Início, Filmes, Programas de TV, Esportes e TV ao Vivo.
Logo ao lado, a barra continua fazendo a divisão de conteúdos do Prime e de outras assinaturas dentro dele, como Max, Paramount+, Crunchyroll e outras. Essa mudança foi crucial, uma vez que se tornava um pouco complicado entender quais conteúdos na página principal estavam inseridos na assinatura Prime e quais outros precisavam de assinaturas adicionais. Além disso, para quem não tem outras assinaturas, é possível ver apenas opções dentro do Prime, sem distrações.
Por fim, ainda há uma seção separada para adicionar novas assinaturas, diretamente da barra, entre mais de 100 opções disponíveis na Amazon.
Destaque de conteúdo e recomendações personalizadas
O “rotador de destaque”, que é aquela parte onde ficam os banners dos conteúdos em tamanho grande e em destaque logo abaixo da barra, também se adapta a ela. Isso significa que ele mostra os conteúdos em destaque a depender de qual aba está selecionada na barra. Ou seja, se você selecionar a aba Prime, ele vai mostrar os conteúdos em destaques que estão disponíveis nessa assinatura.
Isso não é bem uma novidade, já que é semelhante ao que acontece com outros serviços rivais, mas ainda assim não deixa de ser uma mudança bem vinda. Antes tarde do que nunca, certo? Principalmente porque muitas pessoas já achavam a interface do Prime Video confusa.
Além disso, a Amazon também adicionou recomendações personalizadas geradas por IA (“Feito para você”) ao navegar nas seções de Filmes e Programas de TV. Utilizando o modelo Bedrock AI da empresa, as recomendações de aprendizado de máquina fornecerão sugestões de conteúdo com base no histórico de visualização e nas preferências dos usuários.
Melhorias na experiência de navegação
As sinopses de programas e filmes também serão aprimoradas com a ajuda da IA, tornando a navegação pelas descrições mais rápida e eficiente, evitando que os usuários precisem rolar a tela para obter mais informações sobre um determinado conteúdo.
Além dessas melhorias, a nova interface de usuário do Prime Video inclui novas animações, transições de página mais rápidas e efeitos de zoom, proporcionando uma experiência mais “fluida.” Nos dispositivos de sala de estar, o conteúdo de vídeo será reproduzido automaticamente no rotador de destaque enquanto os usuários navegam, semelhante ao que já é visto na Netflix e em outros concorrentes. Na aba de TV ao Vivo, as estações recomendadas também serão reproduzidas automaticamente até que o usuário escolha algo para assistir.
Essas mudanças já começaram a ser liberadas hoje (23), mas de forma gradual, então pode ser que ainda leve alguns dias para chegar por aqui.
Fonte: engadget