Agora dá para visualizar e editar arquivos offline no Google Drive

O Google Drive é um serviço que foi crescendo com o tempo e por isso hoje em dia ele é mais do que apenas uma forma de hospedagem de arquivos online. Atualmente é possível realizar edições em documentos, fazer planilhas e até mesmo apresentações sem precisar estar conectado com a internet.

E agora o serviço ganha mais uma novidade bem interessante. O Google Drive está recebendo um novo modo offline que vai permitir que o usuário possa ter acesso a documentos PDF, arquivos do Office e até mesmo imagens sem precisar estar online.

Leia também:

Spotify agora permite que você baixe músicas no Apple Watch para ouvir música offline
Hangouts começa a ser desativado para dar espaço ao Google Chat

Editando e visualizando arquivos no Google Drive em qualquer lugar

Com isso, será possível acessar e editar arquivos na nuvem de forma offline, ideal para viagens ou quando não estiver perto de casa ou ponto com internet. Ou até mesmo naqueles momentos que a internet tá com uma conexão ruim.

Google Drive

É uma forma de manter os arquivos sempre atualizados mesmo para quem está sempre em movimento e conseguir adicionar coisas a qualquer momento, seja na rua, no carro, em um avião ou até mesmo em outros países.

O recurso de modo offline também funcionará com o navegador Chrome, porém o ideal mesmo é que se tenha o aplicativo Google Drive para desktop instalado no computador, seja ele Mac ou Windows. Para ativar basta ir nas configurações clicando no ícone de engrenagem e acessar a guia Geral que fica no canto superior direito do aplicativo.

Ali na guia terá uma opção Off-line, que indica “Criar, abrir e editar seus arquivos recentes de Documentos, Planilhas e Apresentações Google neste dispositivo off-line”, é só marcar.

google drive

Depois disso, cada arquivo que você quiser que esteja disponível nesse recurso, é preciso clicar com o botão direito nele para escolher a opção que aparecerá. Ao fazer isso, o Drive vai realizar uma cópia daquele arquivo em seu computador no momento que tem internet para que ela esteja disponível quando estiver offline. Claro que como ele faz uma cópia, isso vai consumir espaço no HD, então o interessante é só escolher arquivos que realmente serão editados offline.

google drive

Esse recurso estava em teste já há quase 2 anos, e agora está chegando para todos de forma definitiva, tanto para quem tem conta pessoal quanto para quem é cliente do Workspace. Sua liberação está sendo gradual, então pode ser que leve alguns dias para estar disponível para todo mundo.

Fonte: Google Workspace

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!