Conforme o trabalho remoto se torna cada vez mais comum em uma variedade de setores, gerentes e líderes de equipes precisam encontrar maneiras de preservar sua comunicação, eficiência e produtividade da melhor forma possível.
Veja cinco dicas abaixo para ajudá-lo a liderar sua equipe remota com sucesso.
Comunique-se com frequência
Membros de equipes remotas precisam receber comunicações de líderes de equipe, supervisores e chefes da empresa com a mesma frequência dada a equipes presenciais. Ou seja, todos os dias. Não importa se você usa software de bate-papo, e-mail comum ou um serviço de mensagens instantâneas: os canais de comunicação com equipes remotas precisam estar sempre abertos.
Recomendamos se comunicar de forma constante sobre assuntos relacionados ao trabalho, e também se manter atualizado e ciente do cotidiano e das situações de vida dos membros de sua equipe. O trabalho geralmente toma a maior parte do tempo diário do funcionário e, se for em regime remoto, ele/ela poderá se sentir isolado(a) com mais facilidade.
Para lidar com esse isolamento, comunique-se pessoal e frequentemente com toda a equipe, e também por meio de canais oficiais da empresa. Faça perguntas para conhecê-los melhor e para saber das novidades de suas vidas. Uma comunicação descontraída e informal deixa os funcionários remotos mais confortáveis e se sentindo parte da equipe.
Faça reuniões com frequência
Além de uma comunicação cotidiana com os membros da equipe e por meio de canais oficiais, faça reuniões em tempo real com frequência com toda a equipe. Seja presencialmente no escritório ou pelo Zoom, certifique-se de que todos estejam no mesmo lugar ao mesmo tempo.
Junto com uma comunicação consistente, essas reuniões ajudarão os funcionários a sentirem que realmente fazem parte da equipe. Reuniões em tempo real também ajudam a otimizar projetos, apresentar novidades com mais praticidade e abrir um espaço no qual as pessoas podem fazer perguntas e obter respostas rapidamente.
Use um software de colaboração
Ao implementar uma comunicação prática para liderar sua equipe, você também ajudará os membros de equipes remotas a trabalharem com mais eficiência. Use um software de colaboração remota para ajudar sua equipe a fazer de tudo, como acompanhar tarefas ou receber opiniões sobre o trabalho desenvolvido por eles. Veja abaixo algumas plataformas para tal:
- Lucidspark: um quadro branco virtual com uma plataforma intuitiva para fazer brainstorming em grupo em tempo real. O espaço de desenho ilimitado, notas adesivas integradas e atividades de brainstorming estruturadas oferecem toda a estrutura de que você precisa.
- Teamwork: este software de gerenciamento de projetos oferece a todos os membros da equipe uma boa maneira de gerenciar os fluxos de trabalho e acompanhar o andamento geral do projeto. Com recursos personalizáveis, você pode desenvolver diversos projetos complexos contendo um grande número de tarefas, e ainda manter todos os participantes alinhados.
- Figma: esta ferramenta é voltada especificamente para o design gráfico e permite aos membros da equipe trabalharem em diversos designs ao mesmo tempo. Todos podem ver o trabalho uns dos outros, e o recurso de bate-papo integrado possibilita comunicar e receber opiniões rapidamente.
Não é fácil colaborar com equipes remotas, no entanto, se usar as ferramentas certas, torna-se muito prático e conveniente trabalharem juntos.
Mantenha a motivação em alta
Se sua equipe tiver funcionários remotos, o isolamento pode provocar desinteresse, além de índices mais elevados de desgaste e “burnout”. Esses fatores podem reduzir a produtividade de sua equipe, portanto, certifique-se de que você e todos os envolvidos estejam preparados para trabalhar de casa.
Em sua comunicação cotidiana, destaque os problemas potenciais e forneça os recursos necessários para que os membros de sua equipe possam entender todas as questões envolvidas. Por exemplo, se os membros de sua equipe estiverem passando por um momento de “burnout”, ensine maneiras e estratégias para ajudá-los a superar o desgaste. Certifique-se também de que conheçam os benefícios que eles têm à disposição, como orientações sobre saúde mental ou folgas remuneradas.
Converse com os membros da equipe individualmente com frequência como parte de sua estratégia de gerenciamento de equipe. Dessa forma, se a produtividade diminuir ou outros problemas surgirem, você poderá lhes oferecer apoio.
Identifique os problemas que poderão prejudicar seus resultados e, ao mesmo tempo, forneça incentivos e elogios em relação aos aspectos positivos do projeto. E não deixe de distribuir recompensas apropriadas para promover o bom desempenho.
Ofereça apoio
Cada membro de sua equipe remota tem uma necessidade única. Por exemplo, funcionários com filhos para cuidar, ou que moram em diferentes fusos horários. Cronogramas flexíveis os ajudam a otimizar o expediente.
Por exemplo, você pode alterar os horários de expediente dos funcionários para que tenham tempo para buscar seus filhos na escola. Mesmo que sua equipe tenha horários variados, acomodações como essas podem ajudá-los a manter um bom nível de produtividade e satisfação em seus trabalhos.
E talvez seja necessário encontrar ainda outras maneiras de acomodar funcionários remotos. Lembre-se de que ambientes de trabalho não tradicionais podem apresentar uma série de desafios, como internet instável, mais distrações e limitações de equipamentos.
Conheça as condições de trabalho de cada membro da equipe para ajudá-los a resolver quaisquer problemas que possam ter. Eles precisam saber que você está disposto a ajudá-los no que for necessário, seja fornecendo equipamentos de trabalho ou adiando prazos.
Ao se comunicar com clareza, colaborar com praticidade e enfrentar as mudanças com flexibilidade e transparência, você conseguirá liderar equipes remotas e aproveitar os inúmeros benefícios desse modelo de trabalho com sucesso.