Senhas fazem parte do dia a dia em diversos setores da rotina, principalmente os relacionados a aparelhos como smartphones e computadores. Porém, um estudo feito pela C6 Bank em parceria com a Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), revelou que quase 50% das pessoas entrevistadas revelaram que esquecem uma senha alguns minutos depois de cadastrá-las.
Por isso, muitas pessoas acabam usando a mesma senha para vários serviços, o que é muito arriscado, além de optarem por palavras e códigos que são fáceis de lembrar ou de descobrir, o que também facilita bastante que sejam descobertos.
Leia também:
Apple, Google, e Microsoft anunciam que em breve você não precisará de senha para acessar suas plataformas
5 em cada 10 brasileiros usam a mesma senha em diferentes contas ou serviços na internet
Brasileiros tem contas hackeadas por causa de senhas fracas
O estudo também revelou detalhes a respeito desses hábitos. Segundo dados revelados por ele, cerca de 33% das pessoas escolhem senhas que são mais fáceis de lembrar, e consequentemente mais rápido de serem descobertas também.
A prova disso é que 21% dessas pessoas revelaram que já foram vítimas de invasão em suas redes sociais, enquanto 15% delas já tiveram contas de e-mail roubadas. O estudo sugeriu que, de acordo com os resultados das pesquisas, os brasileiros ainda preferem manter uma senha fácil de memorizar mesmo que isso signifique que sua segurança seja falha e eles estejam mais propensos a roubos de contas.
Como criar uma senha forte?
Uma das formas de se proteger contra esse tipo de ataque é criando senhas fortes e difíceis de serem descobertas. Então o ideal é evitar informações muito básicas como data de nascimento ou nomes de parentes. Também nunca use sequencias de letras e números como 12345 ou qwerty.
Especialistas sugerem a criação de uma senha de 8 caracteres e que conte com letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais. Se você quer entender melhor como criar uma senha forte, vale a pena ler nosso artigo dedicado ao assunto, clicando aqui.
Hoje em dia também existem aplicativos que são gerenciadores de senhas e que podem ajudar bastante nesse processo, evitando que os usuários precisem decorar todas e também que usem uma mesma senha para vários serviços.
Outra dica para evitar invasões é evitar conexões abertas como wi-fi de locais públicos. Caso vá usar serviços com senhas nesses locais, prefira usar seus dados móveis, que é mais seguro. E, claro, evite repetir a mesma senha para vários serviços, afinal se um deles for hackeado, será muito fácil hackear todos os outros.
Fonte: C6bank