Apple, Google, e Microsoft anunciam que em breve você não precisará de senha para acessar suas plataformas

Apple, Google, e Microsoft anunciam que em breve você não precisará de senha para acessar suas plataformas

Hoje, 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Senha. Porém, de acordo com grandes empresas de tecnologia como Google, Apple e Microsoft, é possível que ela comece a se tornar em breve algo do passado.

As gigantes da tecnologia se uniram para fazer um anúncio nessa manhã, revelando que estão trabalhando em um novo sistema com suporte para login em diversas plataformas sem a necessidade de uma senha, o que facilitaria a vida dos usuários.

Leia também:

Netflix: 1 em cada 10 usa senha de outra pessoa para acessar o serviço, revela pesquisa
WhatsApp Beta: já é possível proteger backups na nuvem com senha

Login sem senha é mais seguro, de acordo com as empresas

fim da senha

Esse login sem senha seria válido para todas as plataformas móveis, computadores e desktops e até mesmo navegadores, e isso pode acontecer até o ano que vem. Isso significa que, em breve, as principais plataformas e dispositivos usarão a autenticação de usuário sem a necessidade de uma senha. Ou seja, isso vale para os sistemas operacionais Android e iOS, os navegadores Chrome, Edge e Safari e até mesmo os sistemas operacionais para computadores Windows e macOS.

Kurt Knight, diretor sênior de marketing de produtos de plataforma da Apple, falou um pouco sobre essa novidade.

“Assim como projetamos nossos produtos para serem intuitivos e capazes, também os projetamos para serem privados e seguros. Trabalhar com a indústria para estabelecer novos métodos de login mais seguros que ofereçam melhor proteção e eliminem as vulnerabilidades das senhas é fundamental para nosso compromisso de criar produtos que ofereçam segurança máxima e uma experiência de usuário transparente – tudo com o objetivo de manter as informações pessoais dos usuários sempre seguras.”

O processo acontecerá via smartphone, um dispositivo que praticamente todo mundo tem. A ideia é que o usuário escolha um celular como seu dispositivo principal de autenticação para essas plataformas, sites e diversos serviços digitais.

Um aparelho poderá desbloquear diversas plataformas

fim da senha

O Google detalhou mais um pouco sobre esses planos em uma postagem. O usuário poderá escolher um padrão, seja ele um PIN, um desenho padrão ou impressão digital, e assim usá-lo tanto para desbloquear o smartphone quanto esses serviços da web.

Isso elimina a necessidade de criação de diversas senhas com letras e números, que por vezes acabam sendo até esquecidas. O processo será possível graças ao uso de um token criptográfico exclusivo chamado chave de acesso, e que faz um compartilhamento entre o smartphone e o site.

As empresas pretendem tornar os logins dependentes de um aparelho físico para, assim, tanto simplificar o processo de autenticação quanto garantir ainda mais segurança, já que senhas escritas são mais fáceis de hackear do que padrões de desbloqueio de smartphones.

Sem a necessidade de várias senhas, os usuários também evitam usar senhas escritas iguais para diversos serviços e assim comprometer a segurança desses acessos. Além disso, os padrões de desbloqueio de aparelho, além de serem difíceis de serem decifrados mesmo com o aparelho em mãos, também tornam a vida dos hackers mais difíceis, já que é preciso estar com acesso direto ao aparelho. Ou seja, ataques de phishing, onde o usuário é direcionado para um site falso para conseguir descobrir a senha da vítima serão ainda mais difíceis de acontecer.

Vasu Jakkal, vice-presidente de segurança, conformidade, identidade e privacidade da Microsoft também falou um pouco sobre a iniciativa, garantindo que as plataformas contam com um ótimo grau de compatibilidade, então não haverá problemas entre aparelhos e serviços de fabricantes diferentes.

“Com senhas em seu dispositivo móvel, você pode entrar em um aplicativo ou serviço em praticamente qualquer dispositivo, independentemente da plataforma ou navegador em que o dispositivo está sendo executado. Por exemplo, os usuários podem fazer login em um navegador Google Chrome executado no Microsoft Windows – usando uma chave de acesso em um dispositivo Apple.”

Autenticação FIDO possibilitará o processo

fim da senha

Essa funcionalidade que garante uma integração multiplataforma é possível graças ao padrão conhecido como FIDO (Fast Identity Online). Esse padrão utiliza princípios da criptografia de chave pública para habilitar a autenticação em senha e a autenticação multifator em diversos contextos diferentes.

O smartphone pode, inclusive, armazenar uma senha que é exclusiva na compatibilidade com o FIDO e que só pode ser compartilhada com um site para autenticação quando o aparelho estiver desbloqueado. O Google também garantiu que as chaves de acesso também podem ser sincronizadas de forma fácil e simples com um novo aparelho através de um backup na nuvem, caso ele seja perdido.

Alguns aplicativos já contam com suporte para a autenticação FIDO há algum tempo, porém para fazer o login inicial eles ainda exigem o uso de uma senha escrita para que só então o FIDO possa ser configurado. Ou seja, mesmo com esse suporte, os usuários ainda permanecem vulneráveis a ataques como de phishing.

O novo planejamento das gigantes de tecnologia visa acabar com essa exigência de uma senha inicial. Quem também explicou sobre esse assunto foi justamente o diretor de gerenciamento de produtos para autenticação segura do Google e presidente da FIDO Alliance, Sampath Srinivas.

“Esse suporte estendido à FIDO anunciado hoje possibilitará que os sites implementem, pela primeira vez, uma experiência sem senha de ponta a ponta com segurança resistente a phishing. Isso inclui o primeiro login em um site e logins repetidos. Quando o suporte à chave de acesso estiver disponível em todo o setor em 2022 e 2023, finalmente teremos a plataforma de internet para um futuro verdadeiramente sem senha.”

Tanto a Apple quanto Microsoft e Google já revelaram que esperam que esse novo recurso de login sem senha esteja disponível para todas as plataformas até o ano que vem. Porém, nenhuma delas revelou um roteiro específico para isso. Vale lembrar que essa vontade de acabar com as senhas já vem de anos, porém agora ela parece mais perto de se tornar uma realidade.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X