Como você costuma ouvir música? Com fones de ouvido no volume máximo? Então tenho péssimas notícias para você. Segundo um estudo do BMJ Global Health, nos próximos anos, cerca de 1 bilhão de pessoas passarão por algum tipo de perda auditiva. Tudo isso devido ao mau uso dos fones de ouvido e outras práticas prejudiciais à audição.
Lauren Dillard, autora principal do estudo, disse o seguinte: “Estimamos que 0,67 a 1,35 bilhão de indivíduos com 12-34 anos de idade em todo o mundo provavelmente têm práticas auditivas inseguras”. Lauren trabalha como consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é pós-doutoranda na Universidade Médica da Carolina do Sul. Ou seja, ela sabe do que está falando.
Leia também
O que é bitrate? Por que é tão importante na qualidade de conteúdo audiovisual?
O que é áudio lossless?
A médica explica em seu estudo que exposições prolongadas a sons muito altos prejudicam não apenas as células sensoriais, mas também toda a estrutura do ouvido. Os primeiros sintomas de perda de audição é um zumbido frequente ou dificuldade de ouvir quando alguém fala um pouco mais baixo.
O grupo de pesquisa liderado pela Dra. Lauren Dillard analisou vários artigos científicos sobre práticas de escuta inseguras. Os artigos foram publicados entre os anos 2000 e 2021. Ao terminar a análise, o grupo de trabalho constatou que um grande número de pessoas tem como normal as práticas inseguras para a audição.
E o vilão não se restringe apenas aos fones de ouvido no volume máximo. Locais com sons muito altos, como bares, boates, baladas e casas de show também têm a sua dose de contribuição para a surdez. Para você ter uma ideia, as casas de shows nos Estados Unidos tocam músicas entre 104 a 112 decibéis. Já os níveis de ruídos seguros para o ser humano é de 85 decibéis durante 40 horas por semana.
A solução para você preservar a sua audição por mais tempo é o controle do volume. Alguns smartphones, por exemplo, oferecem ferramentas que limitam o ajuste de volume para um nível seguro. Especialmente se você estiver com fones de ouvido.
“Se o seu dispositivo disser que está usando níveis inseguros, diminua o volume e ouça música durante períodos mais curtos“, aconselhou Dillard. Já no caso de casas de show, onde você não tem como diminuir o volume, o ideal é se afastar das caixas de som para diminuir os danos causados às células sensoriais.
Veja abaixo o nível de ruído recomendado pela OMS em casa situação e também a quantidade de tempo segura para exposição:
- 85 dB: nível de ruído no interior de um carro. Tempo máximo seguro: oito horas.
- 90 dB: cortador de grama. Tempo máximo seguro: Duas horas e 30 minutos.
- 95 dB: ruído médio de uma motocicleta. Tempo máximo seguro: 47 minutos.
- 100 dB: buzina de um carro ou metrô. Tempo máximo seguro: 15 minutos.
- 105 dB: tocador de mp3 no volume máximo. Tempo máximo seguro: Quatro minutos.
Fonte: BMJ Global Health