1 bilhão de jovens podem perder a audição devido a volume alto, aponta estudo

Como você costuma ouvir música? Com fones de ouvido no volume máximo? Então tenho péssimas notícias para você. Segundo um estudo do BMJ Global Health, nos próximos anos, cerca de 1 bilhão de pessoas passarão por algum tipo de perda auditiva. Tudo isso devido ao mau uso dos fones de ouvido e outras práticas prejudiciais à audição.

Lauren Dillard, autora principal do estudo, disse o seguinte: “Estimamos que 0,67 a 1,35 bilhão de indivíduos com 12-34 anos de idade em todo o mundo provavelmente têm práticas auditivas inseguras”. Lauren trabalha como consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é pós-doutoranda na Universidade Médica da Carolina do Sul. Ou seja, ela sabe do que está falando.

Leia também
O que é bitrate? Por que é tão importante na qualidade de conteúdo audiovisual?
O que é áudio lossless?

Lauren Dillard
Lauren Dillard, médica por trás do estudo

A médica explica em seu estudo que exposições prolongadas a sons muito altos prejudicam não apenas as células sensoriais, mas também toda a estrutura do ouvido. Os primeiros sintomas de perda de audição é um zumbido frequente ou dificuldade de ouvir quando alguém fala um pouco mais baixo.

O grupo de pesquisa liderado pela Dra. Lauren Dillard analisou vários artigos científicos sobre práticas de escuta inseguras. Os artigos foram publicados entre os anos 2000 e 2021. Ao terminar a análise, o grupo de trabalho constatou que um grande número de pessoas tem como normal as práticas inseguras para a audição.

E o vilão não se restringe apenas aos fones de ouvido no volume máximo. Locais com sons muito altos, como bares, boates, baladas e casas de show também têm a sua dose de contribuição para a surdez. Para você ter uma ideia, as casas de shows nos Estados Unidos tocam músicas entre 104 a 112 decibéis. Já os níveis de ruídos seguros para o ser humano é de 85 decibéis durante 40 horas por semana.

Pessoas dançando na balada

A solução para você preservar a sua audição por mais tempo é o controle do volume. Alguns smartphones, por exemplo, oferecem ferramentas que limitam o ajuste de volume para um nível seguro. Especialmente se você estiver com fones de ouvido.

Se o seu dispositivo disser que está usando níveis inseguros, diminua o volume e ouça música durante períodos mais curtos“, aconselhou Dillard. Já no caso de casas de show, onde você não tem como diminuir o volume, o ideal é se afastar das caixas de som para diminuir os danos causados às células sensoriais.

Veja abaixo o nível de ruído recomendado pela OMS em casa situação e também a quantidade de tempo segura para exposição:

  • 85 dB: nível de ruído no interior de um carro. Tempo máximo seguro: oito horas.
  • 90 dB: cortador de grama. Tempo máximo seguro: Duas horas e 30 minutos.
  • 95 dB: ruído médio de uma motocicleta. Tempo máximo seguro: 47 minutos.
  • 100 dB: buzina de um carro ou metrô. Tempo máximo seguro: 15 minutos.
  • 105 dB: tocador de mp3 no volume máximo. Tempo máximo seguro: Quatro minutos.

Fonte: BMJ Global Health

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!