O problema com o excesso de dados trafegados nos smartphones com Windows Phone 7 ficou por conta do acesso ao email da Yahoo pelo software nativo. Disso ninguém duvida, depois de testes que mostraram que as respostas da Yahoo vinham com mais dados do que o necessário. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que os engenheiros da Yahoo são culpados.
A Yahoo havia verificado e informado que trabalharia numa correção para as próximas semanas. Mas…
A bomba foi jogada para o lado oposto:
“O Yahoo! Mail é largamente utilizado por dezenas de milhões de telefones móveis, incluindo aqueles rodando Apple iOS, Android, Nokia Symbian, e RIM. O problema com o Windows Phone 7 é específico no modo como a Microsoft escolheu para implementar o IMAP para o Yahoo! Mail e não afeta o Yahoo! Mail nestes outros dispositivos. A Yahoo! se ofereceu em fornecer a Microsoft uma solução de curto prazo para a implementação que escolheram, e está incentivando a Microsoft a alternar para uma forma padrão de integração com o Yahoo! Mail, o que resultaria numa correção permanente.”
O trecho acima é uma tradução livre da resposta da Yahoo enviada ao Ars Technica.
Como o WP7 é proprietário, é quase que impossível para a comunidade dizer quem está certo. Não temos como provar que a MS enviou requisições incorretas para os servidores da Yahoo. Independente de quem seja o erro, a recepção do Windows Phone 7 ficou prejudicada por conta disso entre parte dos usuários – e se a culpa realmente for da implementação feita pela Microsoft, essa imagem ficará pior ainda.