A Xiaomi voltou a ocupar o segundo lugar em vendas globais de smartphones em agosto de 2024, algo que não acontecia desde 2021. De acordo com dados preliminares da Counterpoint Research, a Xiaomi manteve seu volume de vendas estável mês a mês, enquanto a Apple sofreu uma queda sazonal no mesmo período.
Esse desempenho é resultado direto do crescimento acelerado da Xiaomi em 2024, que impulsionou sua recuperação no mercado global de smartphones. Entenda melhor como isso aconteceu.
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Estratégia e crescimento da Xiaomi
Em 2024 a Xiaomi experimentou um crescimento muito positivo e isso foi graças a um ajuste de estratégia feito depois de 2022, já que esse ano acabou sendo bem desafiador para a empresa. Nessa época, a Xiaomi teve que lidar com problemas de fornecimento, além do cenário macroeconômico complicado.
No ano seguinte, em 2023, a empresa já começou a mudar a sua abordagem de produto, vendas e canais, um passo importante que teve um grande papel nesse crescimento consistente ao longo do ano. Como resultado, a empresa teve aumentos quase mensais nas vendas.
De acordo com Tarun Pathak, diretor de pesquisa da Counterpoint Research, a Xiaomi adotou uma estratégia mais focada, lançando um “modelo herói” por faixa de preço, em vez de inundar o mercado com múltiplos dispositivos em um mesmo segmento.
“Além disso, a marca intensificou seus esforços de vendas e marketing, expandindo para novos mercados e consolidando sua posição nos mercados existentes. Embora os dispositivos de entrada e de médio porte continuem a ser fortes para a Xiaomi, a empresa também entrou no segmento premium com dispositivos dobráveis e modelos ultra”.
A América Latina foi um dos mercados onde a Xiaomi mais cresceu em agosto de 2024, principalmente por causa de grandes promoções e uma recuperação econômica que favoreceu a demanda por dispositivos de menor custo.
A empresa também se destacou na Índia, no Sudeste Asiático e no Oriente Médio e África, consolidando sua posição com produtos acessíveis e fortes estratégias de marketing. O lançamento de dispositivos 5G a preços competitivos, como o Redmi 13, foi um dos fatores-chave que permitiram à Xiaomi ganhar participação em mercados cruciais.
A queda sazonal da Apple
Além dessa estratégia e crescimento no mercado, a Xiaomi conseguiu chegar ao segundo lugar e ultrapassar a Apple também pode causa de uma queda sazonal nas vendas dos iPhones. Essa queda é comum no mês de agosto, já que a Apple sempre lança sua nova linha de smartphones em setembro, o que já aconteceu.
Ou seja, mesmo que a Xiaomi tenha se beneficiado desse pequeno declínio, ainda é incerto até quando, já que é muito provável que com o novo iPhone 16 a Apple acabe recuperando sua posição de volta, com as vendas impulsionadas nos próximos meses.
Ainda assim, o gráfico mostra que as principais marcas de smartphones continuam em uma competição bem acirrada. Aos poucos tanto as tecnologias quanto as faixas de preços dos aparelhos vão se tornando bem parecidos, o que significa que as empresas precisam focar em outros fatores como inovação de design, novas funcionalidades e modelos (como os dobráveis) e estratégias de marketing para se destacar.
Além de uma boa estratégia, como a própria Xiaomi provou esse ano.
Fonte: counterpointresearch
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