A Xiaomi, segundo informações de alguns periódicos chineses, está com planos de construir uma fábrica capaz de produzir 10 milhões de smartphone por ano. Mas detalhe: de forma totalmente automatizada, sem exigir a intervenção humana na linha de produção. Se der certo, eles vão expandir a produção, focando principalmente na fabricação de smartphones Premium.
A decisão vem por conta das experiências positivas que a empresa vem tendo com a produção automatizada de celulares. Atualmente, a Xiaomi conta com uma fábrica em Pequim que já trabalha nesse esquema de produção e tem capacidade para produzir 1 milhão de smartphones ao ano. A ideia é ampliar essa capacidade em 10 vezes.
Chamada de fábrica inteligente, elas podem reduzir o custo de fabricação de maneira significativa, ampliando ainda mais os lucros da empresa. Veja a declaração do CEO da Xiaomi, Lei Jun:
“Com a China enfrentando um cenário de negócios internacional complicado, a fabricação inteligente é o caminho para o futuro das empresas. Através de inovação independente, a Xiaomi espera popularizar os robôs industriais e reduzir os custos de manufatura para um décimo do que é gasto atualmente”.
Para tirar o projeto dessa fábrica inteligente do papel, a Xiaomi está investindo mais de 10 bilhões de yuans em cerca de 70 empresas que trabalham com a criação e o desenvolvimento de equipamentos e máquinas inteligentes. Todo esse maquinário talvez seja o responsável por montar os próximos celulares que você usará da empresa.
O objetivo dessa gigante chinesa é se tornar líder de mercado na europa nos próximos 5 anos. E, em seguida, alcançar a liderança também em outros países. Em um primeiro momento, a Xiaomi usará essa fábrica inteligente para produzir smartphones top de linha. Com a margem de lucro mais larga, ela poderá competir de igual para igual com outras gigantes do setor.
Fonte: China Daily via Gizmochina