Xiaomi explica porque os celulares topo de linha estão ficando cada vez mais caros

Xiaomi explica porque os celulares topo de linha estão ficando cada vez mais caros

Nos últimos anos, o mercado de smartphones topo de linha, também conhecidos como flagships, vem sofrendo um aumento significativo nos preços, e em 2024 essa tendência se intensificou. Wang Teng, vice-gerente geral do Departamento de Marketing da Xiaomi China e gerente geral da marca Redmi, explicou recentemente em sua conta no Weibo por que esses modelos subiram de preço este ano.

Segundo Wang, os principais fatores que contribuíram para essa alta são o uso da tecnologia de processadores de 3nm e o aumento contínuo nos preços das memórias. Confira mais detalhes!

Leia também:

Xiaomi 14T, que foca em fotografia avançada, é lançado no Brasil; saiba o preço
Xiaomi ultrapassa Apple e assume vice-liderança no mercado global de smartphones

Adoção de processadores com tecnologia de 3nm

flagship da Xiaomi

Um dos motivos mais citados para o aumento nos preços dos smartphones flagship da Xiaomi é justamente a adoção do processo de fabricação de 3nm em seus processadores mais recentes.

A tecnologia de 3nm trouxe um avanço significativo em relação às gerações anteriores, principalmente em termos de eficiência energética e desempenho superior. Porém, esse salto tecnológico tem seu preço, literalmente.

Como Wang explicou, o processo de 3nm exige investimentos massivos em produção, o que acaba aumentando bastante os custos de fabricação dos processadores. Esse aumento de custos, por sua vez, acaba sendo repassado para o consumidor, o que faz com que os preços dos dispositivos topo de linha subam nas prateleiras.

Aumento contínuo dos preços de memória

Outro fator importante mencionado por Wang foi o aumento no preço das memórias. Segundo ele, houve um crescimento robusto nos preços de memória ao longo de todo o ano, o que acabou afetando diretamente o custo das versões dos smartphones com maiores capacidades de armazenamento.

Isso fez com que os dispositivos flagship com configurações mais avançadas de memória apresentassem preços ainda mais elevados, reforçando a tendência de alta nos valores finais.

Resposta da Xiaomi às preocupações dos consumidores

flagship da Xiaomi

Com esses aumentos de preços se tornando uma preocupação para os consumidores, Wang Teng falou um pouco sobre essa questão diretamente em sua postagem. Ele reconheceu a dificuldade em manter preços razoáveis para os smartphones flagship no final de 2024, afirmando que “é bastante difícil definir os preços dos flagships neste fim de ano.”

No entanto, Wang também ofereceu garantias aos usuários, afirmando que a Xiaomi continua comprometida em oferecer “preços razoáveis” para seus dispositivos. Ele pediu paciência aos consumidores, prometendo que a empresa não os decepcionaria, especialmente com os lançamentos futuros.

Lançamento da série Redmi K80

E entre os próximos lançamentos da Xiaomi está a tão aguardada série Redmi K80, que deve chegar ao mercado ainda este ano, com o lançamento previsto para o dia 10 de outubro. Wang Teng afirmou que a série Redmi K80 trará um grande salto em termos de desempenho e melhorias em outros aspectos. A série contará com dois modelos principais: Redmi K80 e Redmi K80 Pro.

Recentemente, ambos os dispositivos obtiveram a licença de acesso à rede do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, indicando que estão prontos para o lançamento oficial. Os números de modelo registrados são 24122RKC7C e 24117RK2CC, e relatórios anteriores sugerem que o lançamento acontecerá antes do final do ano.

Fonte: xiaomitime

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X