X volta a funcionar para algumas pessoas no Brasil

X volta a funcionar para algumas pessoas no Brasil

Há alguns dias a rede social X, antigamente conhecida como Twitter, ficou indisponível em todo o Brasil, fazendo com que muitos usuários acabassem migrando para outros aplicativos semelhantes, como o BlueSky e até mesmo o Threads.

Porém, na noite de ontem (18) e na manhã de hoje (19), alguns usuários começaram a relatar que estão conseguindo acessar a rede social X através dos seus aplicativos tanto para Android quanto para iOS nos smartphones. Saiba mais detalhes.

Leia também:

Quem acessar o X/Twitter via VPN pode ganhar uma multa de R$ 50 mil
Elon Musk demite funcionários do X/Twitter no Brasil e encerra operações da empresa no país

X foi banido do Brasil por tempo indeterminado

O bloqueio do X no Brasil aconteceu no dia 31 de agosto, e desde então nenhum brasileiro no país conseguia entrar na rede social. A decisão judicial partiu do Supremo Tribunal Federal (STF), que não deu nenhum tempo limite para quando isso pode ser revertido, ou até mesmo a certeza de que será.

Ou seja, até o momento ainda não há nenhuma informação oficial do STF sobre uma possível volta do X. Porém, alguns usuários estão relatando que isso está acontecendo em seus aparelhos. Para muitos, o aplicativo ainda continuava enviando notificações Push, mesmo depois do bloqueio, mas agora eles conseguiram ter acesso à plataforma, inclusive fazendo postagens nela.

Twitter

Isso começou a acontecer na noite de terça-feira, e ao que tudo indica é algo bastante aleatório que pode ter algo a ver com alguma questão estrutural das operadoras. Não aconteceu apenas com uma operadora, mas com várias, incluindo as grandes como Tim e Vivo. Os acessos acontecem apenas nos aplicativos, mas não nos navegadores na versão web da plataforma.

Essa possibilidade de entrar de novo no X também não esteve restrita a uma região, já que usuários que relataram o acontecimento moram em diversos estados diferentes, desde o Paraná ao Rio de Janeiro, São Paulo e alguns estados no Nordeste.

Inclusive essa novidade nem passou despercebida no X. Para quem conseguiu o feito de conseguir entrar na plataforma viu que o comentário “o Twitter voltou” estava no topo da lista de assuntos mais comentados.

Twitter

O Twitter pode mesmo estar de volta?

Até o momento a resposta oficial para essa pergunta é: não. Ainda não houve nenhuma declaração oficial nem do Supremo Tribunal Federal e nem da ANATEL sobre o fato, mas por enquanto ainda é um fato isolado que só aconteceu com algumas pessoas aleatoriamente. O mais provável é que esses acessos acabem sendo bloqueados eventualmente.

Lembrando que quando o X foi banido no Brasil, o STF deixou claro que ele só voltaria depois que suas 3 exigências fossem cumpridas. A primeira seria a nomeação de um representante legal da plataforma no Brasil, a segunda seria o pagamento das multas aplicadas pela Justiça, e a terceira seria o bloqueio de contas que estavam postando conteúdos antidemocráticos, discursos de ódio e fake news.

Até o momento apenas uma das exigências foi cumprida, mesmo que forçadamente. Na última sexta-feira, o STF confirmou que o bloqueio das contas das empresas X e Starlink (que também pertence ao Elon Musk) fez com que a multa de R$ 18,3 milhões fosse paga.

É uma boa notícia para quem deseja a volta do X, antigo Twitter, mas ainda assim não é muito promissora. Isso porque a multa só foi paga por um bloqueio contra a vontade de Musk, e ao que tudo indica ele não tem planos para cumprir as outras duas exigências tão cedo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X