Atualização adiciona suporte a vídeos em MKV no Windows 8.1

mkv format

Não é por que a Microsoft está focada no Windows 10 que vai deixar de liberar atualizações para o Windows 8.1, versão mais recente do sistema operacional mais usado do mundo. O mais recente patch de atualizações, lançado nesta terça-feira, teve como alvo o app Xbox Video, corrigindo algumas falhas do programa e adicionando o tão desejado suporte ao container MKV. Dessa forma, não se faz mais necessário a instalação de um player alternativo para assistir vídeos no formato MKV. A Gigante de Redmond informou que a nova versão do Xbox Video é compatível com a maioria dos arquivos com esta extensão.

O MKV, ou Matroska Media Container, é bastante popular, especialmente por quem costuma baixar filmes e séries da internet. Ele é open source e, como o nome deixa claro, não é um simples codec e sim um container de vídeo. Desta forma, um arquivo em MKV pode conter, além do vídeo em si, informações adicionais, tais como metadados, várias faixas de áudio e de legendas. Além do mais, ele possibilita que os vídeos tenham ótimas resoluções, por isso mesmo ele é o preferido de quem baixa filmes de sites de torrent, por exemplo.

Caso você use o Windows 8.1 e quiser receber essa atualização agora mesmo, basta ir na Windows Store e baixar o novo Xbox Video. Testamos aqui esta nova versão e ela realmente reproduz vídeos em MKV, porém com uma lentidão que às vezes chega a ser irritante. O Xbox Video demorou cerca de 5 segundos para começar a reprodução de um vídeo em MKV, enquanto que com outros players, como o ótimo VLC e também o Media Player Classic, a execução foi instantânea. Vale também mencionar que ele só reproduz os vídeos que tenham o codec H.264. Áudios em FLAC e HEVC dentro do container MKV também não são reconhecidos. Além disso, o Xbox Video ainda não reconhece legendas externas. Portanto, apesar dessa nova atualização ser um avanço, ainda falta muito para o Xbox Video ser o player padrão da maioria dos usuários.

Porém, a Microsoft vem trabalhando para melhorar a compatibilidade do Windows com os mais variados formatos de vídeos. O vindouro Windows 10, por exemplo, trará um suporte melhor a vídeos em MKV e também para os codecs FLAC (áudio) e H.265, essencial para se assistir vídeos em 4K, uma tendência que vem crescendo cada vez mais.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!