Veja como funcionará a assistente de voz Cortana no Windows 10

Em 2011, no lançamento do iPhone 4S, a Apple introduziu o conceito de assistentes virtuais em dispositivos eletrônicos. É claro que a Siri, na época, era mais um recurso para “impressionar” os amigos do que uma função realmente prática. O tempo passou – na tecnologia, 3 anos equivalem a décadas – e a Apple não só melhorou a sua assistente virtual como também ganhou concorrentes, como o Google Now e a Cortana, que equipa os smartphones da Microsoft. Hoje, os assistentes virtuais disponíveis nos celulares inteligentes já atingiram um nível interessante (mas ainda não ideal) de desenvolvimento e agora migram dos computadores de bolso para os computadores de mesa, nossos bons e velhos desktops e notebooks.

E nessa migração foi a Microsoft quem saiu na frente. A próxima versão do carro-chefe da companhia, o Windows 10, já está sendo testada por desenvolvedores do mundo todo e em breve entrará na fase Consumer Preview, versão já madura para o público em geral. A versão final do sistema deverá ser lançada em abril de 2015, durante a conferência BUILD. Pois bem, no Windows 10 a Microsoft implementará a assistente virtual Cortana, mas até agora nós não sabíamos como seria seu uso na prática.

O site WinBeta demonstrou, em um vídeo de 6 minutos, como funcionará a assistente virtual Cortana no Windows 10. Para ativá-la, você precisará clicar no ícone da Lupa que se encontra na barra de tarefas e depois em “Start Listening“. Ainda não será possível ativar a Cortana por voz, como já acontece com o Google Now em alguns celulares, mas nada impede que esse ótimo recurso seja implementado futuramente. Como falado no vídeo, a Cortana para Windows responde a todo tipo de perguntas, mas ainda não tem senso de humor. Por exemplo, no Windows Phone, se você pergunta “quem é o seu pai?” ela responde que é o Bill Gates. Hahaha!!!

Mas enfim, esse tipo de coisa não faz falta. Pelo menos até chegarmos no futuro do filme Ela (Her). Atualmente, ela pode ligar para seus contatos do Skype, ver seus compromissos marcados no calendário, adicionar lembretes levando em conta o local e a hora, configurar alarmes, dizer a previsão do tempo, adicionar notas ao OneNote, dentre outros commandos válidos. Enfim, confira no vídeo, abaixo, a demonstração da Cortana para Windows 10:

Não ficou claro se ela também entenderá se você digitar a pergunta ou o comando, ao invés de falar. Mas não seria surpresa nenhuma se ela entendesse também commandos escritos, seria até mais fácil, na verdade. No Windows Phone isso já é possível. A Gigante de Redmond prometeu dar mais detalhes sobre a Cortana no final de janeiro. Nessa época ela deverá lançar também a versão Consumer Preview e aí poderemos testar melhor como se sairá a Cortana no ambiente desktop. Esperamos que a versão PT-BR fique pronta o mais rápido possível.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X