No dia 30/09 a Microsoft acabou com todo o mistério e anunciou seu novo sistema operacional, o Windows 10, contrariando todo mundo que achava que o novo sistema se chamaria Windows 9. A confirmação do novo sistem veio por Terry Myerson, chefe de divisão de sistemas operacionais da conpanhia, que ainda confirmou que o novo sistema será aplicado em todos os dispositivos. E isso é uma grande novidade, pois o Windows 10 será possível rodar no seu celular, tablet ou PC.
Vamos conferir as principais novidades do novo sistema da Microsoft.
O Windows 10 está trazendo a unificação de todas as plataforma da Microsoft. Trazendo integração entre PCs, tablets, smartphones e o Xbox One. Alguns aplicativos do Windows serão levados diretamente para o Xbox One. Claro que nem todos os aplicativos na Windows Store irá funcionar no Xbox. No entanto, uma vez que os desevolvedores possam ter em suas mãos as ferramentas certas, eles podem permitir que o aplicativo funcione com algumas alterações no código fonte. Essa com certeza será uma grande jogadada da Microsoft para aumentar as funcionalidades do seu videogame. Significando uma maior força para brigar com o Playstation 4 da Sony.
Ele voltou, esse item que foi o pivor principal para as críticas sobre o Windows 8. O menu iniciar está de volta e agora com uma nova roupagem, unificando o conceito que já tinhamos sobre o menu com a novidade que o Windows 8 trouxe que eram as live tiles (blocos dinámicos). Seu tamanho pode ser redimensionado a vontade além de uma ferramenta de busca padronizada que integrará os resultados do buscador bing com o do próprio computador.
No Windows 10, a interface Desktop reina mais uma vez. O ambiente da área de trabalho recupera seu papél principal . No Windows 8 quando a loja era aberta, a loja era aberta em tela cheia não permitindo que o usuário a executasse a partir da aréa de trabalho. No Windows 10 a loja pode ser executada em modo janela.
Charms Bar foi redesenhada
No Windows 8 e 8.1 a Charms bar teve pouca utilidade. No Windows 10 quem irá se beneficiar com essa barra são os usuários que utilizarão o sistema com dispositivo touchscreen. As características da nova barra agora estão localizados dentro de um novo menu que aparece na barra de tótulo na janela de aplicativos.
Área de trabalho virtuais
Como esse novo Windows traz de volta a supremacia dos desktops, a empresa precisava de algum recurso para intensificar essa forma de uso. No novo sistema você poderá ter vários ambientes que podem ser organizados da forma que o usuário desejar, e alternar entre eles a vontade.Isso em outros sistemas não é nenhuma novidade, esse recurso já é encontrado há muito tempo no Linux e no Mac. Para um usuários multi-tarefa esse recurso é interessante para utilizar diversos programas e mantê-los organizados. A Microsoft terá que percorrer um longo caminho para oferecer o mesmo nível de qualidade de múltiplos ambientes encontrados no Linux e no Mac. Vamos aguardar!
Reformulação de alguns itens na área de trabalho
Alguns aspectos foram reformulados no novo ambiente do Windows 10. Uma mudança perceptível é o novo ícone do Explorador de Arquivos que recebeu um reformulação em seu design. E também uma mudaça no botão share (compartilhar) que tudo indica que será mais fácil compartilhar arquivos e pastas.
Centro de notificação
A central de notificação que surgiu no Windows Phone 8.1, agora será adptada para o Windows 10. Ele vai abrigar todos os alertas, lembretes e notificações emitidas pelo sistema e pelos aplicativos. A operação será muito semelhante a já utilizada no Windows Phone 8.1 com as notificações agrupadas por aplicativo.
Sensor de Armazenamento
O Sensor de armazenamento é mais um recurso desenvolvido para os usuários que utilizarão o Windows 10 em um dispositivo móvel. Esse recurso já é utilizado no Windows Phone, permitindo que você gerencie o armazenamento no dispositivo. Alguns dispositivos vem com 8 GiB, 16 GiB de armazenamento interno, portanto esse recurso possibilita escolher aonde os aplicativos da Windows Store será instalado, no armazenamento interno ou externo (um cartão microSD por exemplo). A função desse sensor é ajudar você a entender melhor o uso do disco.
Sensor Wi-Fi
O Windows 10 também herdará o “Wi-Fi sense” do Windows Phone. Ele permite que você se conecte automaticamente sempre que um hotspot Wi-Fi é detectado. O recurso também permite que você compartilhe o acesso Wi-Fi com seus amigos sem ter que revelar a senha da sua rede doméstica.
Cortana
Cortana é realmente um dos melhores esforços da Microsoft para o Windows Phone. E esse recurso estará disponível no Windows 10. O assistente pessoal inteligente que entende quem você é, onde você está e o que está fazendo. O Cortana pode ajudar quando for solicitado, através de informações-chave, sugestões e até mesmo executá-las para você com as devidas permissões.
Internet Explorer 12
A Microsoft não desistiu do seu navegador. Pelo contrário, o Windows 10 irá trazer o Internet Explorer 12, que vai finalmente ser capaz de acomodar extensões – como o Chrome e Firefox. Ainda não sabemos como essas extensões irão funcionar, mas provavelmente dará a uma atenção especial a esse recurso. Lembrando que a versão Techincal Preview do Windows 10 não veio com o Internet Explorer 12. Essa versão por enquanto traz melhorias gerais no Internet Explorer 11. Em seu blog, a Microsoft revelou ter adicionado suporte ao protocolo HTTP/2, o que trará suporte SPDY/3 ao IE11. Segundo a companhia, isso vai melhorar a comunicação com o seu servidor. A empresa também anunciou melhorias no Chakra JavaScript, otimizando a execução de scripts para entregar uma experiência de uso mais fluida em sites. O browser também vai alterar a análise de domínios e vai passar a usar os algoritmos presentes no http://publicsuffix.org.
Novo Windows Update
Até agora, o Windows Update tem distribuido as mesmas atualizações para todos os usuários do Windows. O Windows 10 introduz o conceito de entrega contínua de atualizações, onde novos recursos serão oferecidos regularmente mas com um diferencial, os recursos serão disponibilizados dependendo das especificações da máquina que estará sendo rodadae o tipo de usuário. Isso significa que os usuários possam receber novos patches e novos recursos assim que eles sejam finalizados pelos desenvolvedores. Além disso, muitas características mostradas aqui ( como o Cortana, sensor de armazenamento e o sensor Wi-Fi) não estão presentes na versão Technical Preview. Em cez disso eles serão gradualmente instalados no Windows no ínicio de 2015 através do Windows Update.
Insider Program
A Microsoft também introduziu um novo programa Insider no Windows no qual os usuários que se voluntariam freqüentemente receberão novos recursos para testar. Um mecanismo de feedback é integrado para permitir que os usuários possam sugerir melhorias e interagir com outros insiders sobre o que há de novo. A Microsoft com certeza está mais interessada do que nunca em ouvir seus usuários. Com certeza para evitar mais um fiasco como houve com o Windows 8.
E você o que achou dos novos recursos? Acredita numa possível vitória da Microsoft com esse novo sistema? Deixe seu comentário abaixo.
Deixe seu comentário