A Microsoft está preparando uma nova funcionalidade para o Windows 11 chamada “pesquisa de mídia inteligente”, que foi recentemente mencionada na Build 27695 do Windows 11 Insider Preview, no Canal Canary.
Embora a empresa ainda não tenha feito um anúncio oficial, detalhes sobre o recurso foram descobertos por usuários atentos, sugerindo que ele poderá ser lançado em breve.
Leia também:
Windows 11 já é usado por mais de 50% dos usuários na Steam
As atualizações do Windows 11 não vão mais reiniciar o PC
O que é a “pesquisa de mídia inteligente”?
A “pesquisa de mídia inteligente” promete facilitar a forma como os usuários encontram informações em seus arquivos de mídia. Quando o recurso é ativado, a ferramenta vai escanear, analisar e transcrever arquivos de áudio e vídeo armazenados no dispositivo. Esses arquivos serão, então, indexados, permitindo que o usuário faça buscas por palavras específicas que foram faladas nesses arquivos e conteúdos.
Esse recurso pode ser bastante útil para profissionais que frequentemente gravam reuniões, entrevistas ou até mesmo para os que usam vídeos como referência em seu trabalho. Com a “pesquisa de mídia inteligente”, será possível localizar rapidamente momentos específicos em um vídeo longo, sem a necessidade de percorrer manualmente todo o conteúdo.
Comparação com o polêmico recurso “recall”
A nova funcionalidade lembra, de certa forma, o controverso recurso “Recall” que a Microsoft estava desenvolvendo antes do lançamento dos PCs com Copilot+. O “Recall” teria a capacidade de capturar screenshots de tudo o que o usuário fazia no PC, usando um modelo de inteligência artificial para indexar e tornar todo o histórico do PC pesquisável.
No entanto, ao contrário do “Recall”, a “pesquisa de mídia inteligente” parece ser uma ferramenta mais prática e menos invasiva, focada exclusivamente em arquivos de mídia. Além disso, a possibilidade de configurar quais arquivos serão escaneados e transcritos oferece maior controle ao usuário sobre o que será indexado.
Expectativas e limitações no Windows 11
Apesar do entusiasmo em torno da “pesquisa de mídia inteligente”, a funcionalidade ainda não está disponível para testes, mesmo para aqueles que fazem parte do programa Windows Insider.
A descoberta foi feita por um usuário no X (antigo Twitter), conhecido como @XenoPanther, que encontrou referências à ferramenta na Build mais recente, indicando que ela pode ser lançada em uma atualização futura.
Aqui está a descrição completa e traduzida:
“Pesquise por palavras faladas nos seus arquivos de vídeo ou áudio indexados. Ao clicar em ‘Eu concordo,’ você consente em escanear os arquivos de mídia no seu dispositivo. Se necessário, o modelo exigido será baixado e instalado em segundo plano. Uma vez configurado o modelo de IA, ele precisará transcrever seus arquivos de mídia e indexá-los antes de habilitar a busca baseada em conteúdo. Nós o informaremos assim que o processo estiver concluído.”
A Microsoft ainda não divulgou detalhes sobre a disponibilidade do recurso ou se ele será limitado a PCs compatíveis com o Windows Copilot+, que possuem uma Unidade de Processamento Neural (NPU) de pelo menos 45 TOPS.
Fonte: tweaktown
Deixe seu comentário