O sistema operacional Windows 11, da Microsoft, ultrapassou um marco importante de participação de mercado em agosto.
A versão mais recente do Windows ganhou uma impressionante participação de mercado de 3,36%, de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa de Hardware do Steam. Graças a esse aumento significativo, o Windows 11 foi o sistema operacional escolhido por mais de 50% dos usuários do Steam em agosto de 2024, ou 50,81% dos usuários — para ser preciso.
Leia também
As atualizações do Windows 11 não vão mais reiniciar o PC
Após críticas, AMD promete melhorar o desempenho do Ryzen 9000 no Windows 11
Mais usuários estão migrando do Windows 10 para o 11
Analisando mais de perto os dados de popularidade do sistema operacional, o crescimento do Windows 11 em agosto parece ter vindo inteiramente de pessoas que migraram do Windows 10. Enquanto o Windows 11 ganhou 3,36%, o Windows 10 perdeu 3,29% de sua base de usuários do Steam. Pequenos números dos remanescentes usuários do Windows 8.1, Windows 7 e ‘outros’ também parecem ter migrado.
É uma notícia importante que o Windows 11 finalmente ultrapassou os 50% nesta pesquisa centrada em jogadores, após quase três anos de disponibilidade e intensa promoção. No entanto, o Windows 10 não está desistindo sem lutar. Em maio, as estatísticas do Statcounter estavam mostrando na verdade um pequeno ressurgimento do Windows 10.
Isso vai contra a corrente de fatores como a dificuldade em encontrar PCs à venda com o sistema operacional mais antigo instalado, poder comprar cópias do sistema operacional mais antigo e as técnicas de vendas e atualizações insistentes da Microsoft incomodando as pessoas para fazer a troca.
Para aqueles que ainda estão usando o Windows 10, além de serem incomodados pelos lembretes constantes para atualizar, o fim do suporte para seu sistema operacional Windows preferido está se aproximando perigosamente. A Microsoft indica que após 14 de outubro de 2025, ela “não fornecerá mais atualizações de segurança ou suporte técnico para o Windows 10”. Isso é daqui a pouco mais de um ano. Com 48,6% dos usuários do Windows ainda preferindo este sistema operacional, de acordo com os dados mais recentes do Steam, há muitas pessoas que terão que migrar em um curto período de tempo.
Outros dados interessantes da pesquisa
Considerando o panorama mais amplo dos sistemas operacionais, os dados mais recentes do Steam mostram a participação do MacOS ligeiramente reduzida para 1,30% em agosto.
Enquanto isso, estamos um pouco surpresos ao ver o Linux cair um pouquinho (-0,16%) para 1,92% em agosto. O sistema operacional de código aberto parece ter desfrutado de um crescimento notável nos últimos meses, de acordo com outras fontes de estatísticas como o Statcounter. De acordo com as tendências indicadas pelo Statcounter, podemos até ver 5% dos usuários no Linux até o final deste ano ou início do próximo.
Há muitas outras informações interessantes na última Pesquisa de Hardware do Steam se você quiser dar uma olhada. Outros destaques que notamos foram a tendência de alta em CPUs oito e doze núcleos, enquanto os sistemas hexa-core diminuíram.
Olhando para as GPUs, a placa de vídeo Nvidia RTX 4060 foi a grande vencedora, subindo 1,36% para reivindicar o segundo lugar nos gráficos atrás do campeão de longa data que todos conhecemos, a RTX 3060.
Deixe seu comentário