O sistema operacional open-source Linux está vendo um rápido aumento de popularidade em 2024.
Esta é a primeira vez que o sistema operacional Linux atinge uma participação recorde de 4,44% no mercado mundial, tornando-se o terceiro sistema operacional mais popular entre todos. O Windows continua sendo o número um, seguido pelo macOS X em segundo lugar.
Leia também
Erro: atualização do Windows bloqueia inicialização do Linux em configurações dual boot
“Mudei do Windows para Linux há um ano e não quero mais voltar”, jornalista explica o motivo de sua decisão
Linux bate recorde de uso
Embora vários sistemas operacionais diferentes tenham uma participação maior do que o Linux, este último é extremamente popular individualmente devido à sua incrível flexibilidade, segurança e estabilidade.
De acordo com as estatísticas mais recentes da Statcounter, em julho de 2024, a participação total de mercado do sistema operacional Linux em todo o mundo aumentou cerca de 0,39% apenas em julho, aumentando a participação de 4,05% para 4,44% mês a mês.
Esta é a primeira vez que o sistema operacional atinge perto da marca de 4,5% e pode aumentar gradualmente nos próximos meses. Em 2024 a participação de mercado do Linux OS ultrapassou os 4,0% em fevereiro e março, mas caiu para 3,88% em abril e 3,77% em maio. Subiu para 4,05% em junho e agora está em 4,44% em julho, o que é cerca de 42% maior do que em julho de 2023!
Motivos para o crescimento do Linux
Se voltarmos no tempo, vemos uma tendência contínua de crescimento para o sistema operacional Linux, enquanto o sistema operacional Windows está perdendo popularidade significativamente. Embora o Windows ainda seja o sistema operacional mais popular e amplamente utilizado em desktops e dispositivos móveis, espera-se que o Linux cresça de $21,97 bilhões em 2024 para $99,69 bilhões até 2032.
Devido à sua natureza flexível, o sistema operacional Linux permite que os usuários modifiquem e aprimorem o sistema operacional de acordo com suas necessidades. Agora também é usado em consoles de jogos populares como o Steam Deck, que utiliza o SteamOS baseado em Linux. A facilidade de distribuição e o excepcional suporte da comunidade tornam-no um sistema operacional amigável para computadores modernos e plataformas móveis.
Por outro lado, o Windows está perdendo popularidade devido aos bloatwares e às restrições de hardware. Ao contrário do Linux, a Microsoft impõe restrições ao uso do Windows 11 em uma conta local, tornando mais difícil a transição do Windows 10 em hardware mais antigo para o Windows 11, já que os usuários não podem contornar os requisitos do Windows 11 TPM 2.0.
Como o MacOS é uma plataforma significativamente mais cara do que todos os outros sistemas operacionais, os usuários ficam com o Linux, que é econômico e está melhorando em desempenho tanto quanto o Windows.
Deixe seu comentário