Todo ano ocorre sempre as mesmas campanhas de conscientização para os usuários abandonarem de vez aquelas senhas fracas, com sequências que um hacker de Facebook descobre. Mas nada muda, ano após ano sempre são as mesmas senhas, noticiamos um tempo atrás sobre as 25 piores senhas de 2014, e o primeiro lugar manteve-se com o clássico 123456, um trunfo para quem não quer criar uma senha difícil e de fácil memorização, mas com um revés muito grande, um prato cheio para os cibecriminosos.
Pensando nessa situação que tudo indica que não haverá melhorias a Microsoft está abraçando a ideia de autenticação via biometria para matar de vez as senhas convencionais. A empresa anunciou recentemente que irá apoiar o FIDO (Fast Identify Online) Alliance é um consórcio de industrias que apoiam a biometria como o futuro da autenticação em massa. Nomes de peso no projeto não faltam, empresas como Google, PayPal, Bank og America, Mastercard e a própria Microsoft que se aliou ao grupo em 2013
O FIDO já conta com duas autenticações já completadas a Universal Authetication Framework (UAF) e Universal 2nd Factory (USF), que se forem amplamente implantadas poderão servir de base para a proteção da comunicação on-line sem o uso das senhas convencionais. Um estudo feito pela Verizon aponta que 76% das violações on-line exploram as credenciais de login fracas, enquanto a biometria ainda é um campo espinhoso a ser explorado pelos cibercriminosos.
Nada melhor para a Microsoft que tem o sistema operacional mais usado no mundo e consequentemente mais perseguido pelos crackers investir numa aliança desse tipo que traz à tona conceitos importantes para a segurança. É tão importante que o Dustin Ingalls que integra a equipe da Microsoft, descreveu o trabalho da empresa nesta aérea como uma das prioridades mais importantes para o lançamento do Windows 10.
A ideia por trás do FIDO não é nova, a biometria já amplamente utilizada em algumas áreas, como em bancos por exemplo, a grande diferença é que o padrão adotado por essa aliança é aberto, ou seja, qualquer empresa pode implementa-lo em seus produtos ou serviços.
A Microsoft disse que a integração com o FIDO já está disponível no Windows 10 Techincal Preview para aplicações empresariais como o Windows 10 sign-in, Office 365 e o Exchance Online por estar numa fase de desenvolvimento. Mas é obvio que os usuários que estão fora do setor corporativo irão se beneficiar dessa novidade, os primeiros serviços que irão chegar ao usuário final já com o suporte a biometria serão o Outlook.com e OneDrive.
Claro que para essa questão da biometria ser bem empregada precisamos de equipamentos com o suporte a esses recursos. A Synaptics por exemplo anunciou o SecurePad que é um scanner de impressões digitais para o touchpad, a empresa diz que o SecurePad irá trabalhar com qualquer serviço online de autenticação do FIDO. Portanto seu site preferido poderá ser acessado com um leitor de impressão digital.
E ai você aprova a Biometria no Windows 10? Já teve alguma experiência ruim por possuir uma senhra fraca? Deixe seu comentário abaixo.