O mês de janeiro apresentou diversas novidades nos recursos do WhatsApp, como a migração de chats do aplicativo entre dispositivos Android e iOS, suporte via chat na versão beta e, agora, verificação em duas etapas nas versões web e desktop do app.
Você também deve ler!
- WhatsApp já está trabalhando em ferramenta para migrar conversas do Android para iOS
- WhatsApp Beta agora tem suporte via chat
De acordo com o site WABetaInfo, que divulga novidades sobre o WhatsApp, como atualizações e novos recursos, os engenheiros do aplicativo de mensagens do Meta (Facebook) estão desenvolvendo o recurso de verificação em duas etapas.
Até que enfim, pois a verificação em já existe nas versões do WhatsApp para Android e iOS desde 2017.
Portanto, era mais que esperado que o recurso chegasse às versões para desktop e web, pois ambas são bastante utilizadas para comunicação, sobretudo no âmbito profissional, em que a segurança deve ser priorizada.
Como funcionará a verificação em duas etapas no WhatsApp Web e Desktop
O site que revelou a novidade, informou que a verificação em duas etapas para as versões Web e Desktop do WhatsApp já está em desenvolvimento. O plano é lançar o recurso em uma atualização futura.
“Quando houver um cadastro de sua conta do WhatsApp, após digitar o código de seis dígitos [enviado via SMS], um PIN será exigido para acessar sua conta”, afirma o site, ressaltando que o WhatsApp quer facilitar o uso da verificação em duas etapas em todas as plataformas.
O WhatsApp também trabalha em uma funcionalidade de múltiplos dispositivos em que os usuários poderão acessar os aplicativos para web e desktop. Isso será feito sem a necessidade da presença do telefone, assim como funciona com o Telegram.
Desse modo, a verificação em duas etapas para essas versões do app significa uma segurança a mais.
Siga o Hardware.com.br no Instagram
O site informa que será possível ativar ou desativar a verificação em duas etapas do WhatsApp nas versões Web e Desktop. Isso é muito importante caso você perca o seu celular e não se lembre do PIN, podendo desativá-lo via web ou desktop. Além disso, o novo recurso permite que você altere o código solicitando um link de restauração ao seu email, afinal, os riscos de golpes envolvendo o WhatsApp são enormes.
Finalmente, mais um recurso de segurança
Não é novidade para ninguém que uma das ferramentas prediletas de criminosos é o WhatsApp, que utilizam o aplicativo para aplicar os mais diversos golpes em usuários mais ingênuos.
Com isso, embora os engenheiros do aplicativo tenham feito algumas atualizações para garantir maior segurança no app, como identificação fácil e biométrica, ainda existe um grande número de pessoas sofrendo golpes e perdendo suas contas.
Apenas aqui no site, aliás, se você fizer uma busca rápida, é possível encontrar mais de 40 notícias sobre golpes no WhatsApp. Há promessas de perfumes grátis, 13º salário para cadastrados no programa Bolsa Família, 7 GB de internet gratuitos e muito mais.
Obviamente, esses golpes afetam as parcelas mais vulneráveis da população, que não possuem tanto conhecimento sobre o mundo digital. Portanto, a verificação em duas etapas do WhatsApp em todas as plataformas do app será bastante positiva para todos os usuários.