O WhatsApp fez um evento global chamado “Conversas” em São Paulo e anunciou várias novidades para a plataforma de mensagens. Todas as novidades são focadas em empresas e trazem ferramentas de Inteligência Artificial, o Meta Verified e pagamentos pelo Pix.
Agora, quem tem uma empresa pode usar a IA da Meta no WhatsApp Business. Isso permite que o usuário receba respostas automáticas e crie anúncios usando essa tecnologia. Os anúncios podem aparecer no Instagram ou no Facebook. Nos próximos parágrafos eu detalhe com mais profundidade as novidades para o WhatsApp Business.
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Selo de verificado também no WhatsApp
O WhatsApp começou a oferecer perfis verificados para empresas nesta quinta-feira (06/06). Empresas podem obter esse serviço por R$ 55/mês. O selo de verificação será azul, em vez de verde.
A Meta informou que os preços variam conforme o plano e os recursos escolhidos. Guilherme Horn, diretor de mercados estratégicos, disse que essa estratégia é semelhante a outros serviços para empresas, como hospedagem de sites e ferramentas de cobrança.
Essa novidade está chegando aos poucos para usuários no Brasil, Colômbia, Índia e Indonésia. O executivo também explicou que pequenas empresas, influenciadores e profissionais autônomos que usam MEI também vão se beneficiar da novidade. Em outras palavras, qualquer negócio com CNPJ pode usar o Meta Verified. Além do WhatsApp, a verificação paga também está disponível no Instagram e Facebook desde junho de 2023.
A empresa diz que o Meta Verified ajuda a evitar falsificação de identidade. Assim, os consumidores saberão que estão falando com a empresa certa.
Mark Zuckerberg, CEO da empresa, disse em um comunicado que isso vai ajudar pequenas empresas a ganhar confiança dos clientes e fortalecer suas marcas. Isso faz com que os clientes se sintam mais seguros ao contatar o negócio.
Integração com o Pix
A partir desta quinta-feira (06/06), os pagamentos via Pix estarão disponíveis no WhatsApp, conforme anunciado pela Meta no evento Conversations em São Paulo. A função será liberada aos poucos. Os 150 milhões de usuários do app — segundo estimativas — poderão fazer transferências bancárias sem sair do WhatsApp.
Empresas com perfil no aplicativo poderão registrar sua chave Pix. Assim, sempre que um cliente quiser pagar algo, ele verá essa opção. Isso é bem diferente do sistema de Pagamentos do WhatsApp, pois as transações são feitas pelo app financeiro do usuário, e não na plataforma da Meta.
Guilherme Horn, diretor de mercados estratégicos, explica: “Muitos pequenos negócios nos contavam sobre a alta taxa de desistência na hora de finalizar uma compra. As lojas perdiam clientes no momento do pagamento”. Ele continua: “Estamos integrando a API do Banco Central para mostrar o código Pix com o valor já incluso diretamente na tela do WhatsApp”.
Essa nova ferramenta é grátis tanto para as empresas quanto para os usuários. Horn enfatiza que, apesar de ter funções de Pagamentos e Pix, o WhatsApp não virou um banco.
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