Os últimos dias não foram nada fáceis para a Sony. Em abril uma quantidade gigantesca de dados de usuários foram roubados, incluindo informações pessoais e números de cartão de crédito. Poucos dias depois veio um novo ataque, comprometendo mais uma boa parcela de contas. Durante o duro trabalho do pessoal da empresa o serviço ficou fora do ar, deixando diversos jogadores e fãs das soluções de entretenimento da Sony na espera.
Nesse final de semana a rede da PSN voltou a operar em boa parte do mundo. Os usuários precisarão instalar um patch no PS3 e trocar a senha para poder usar o serviço de volta.
Alguns recursos, como o serviço de mídia Qriocity e sites de terceiros, incluindo Netflix e Hulu, só serão revertidos no final de maio.
Vários usuários ainda encontram problemas com o sistema fora do ar. Segundo a Sony é porque a volta gerou uma demanda enorme pela troca da senha, causando instabilidades inesperadas. Resta ver se agora vai mesmo, não seria espanto para ninguém uma nova invasão.
Agora a Sony está dando um mês grátis no PlayStation Plus como parte do pacote “Welcome Back”. Jogadores de alguns títulos selecionados poderão jogar por um mês de graça também, como forma de tentar compensar todos os dias fora do ar – entre os títulos divulgados estão DC Universe Online e Everquest.
Mais detalhes podem ser vistos no anúncio no blog oficial da PlayStation. Há destaques na home do blog, qualquer nova informação pública nesse sentido deverá ser postada por lá.
Os serviços podem até voltar e com o tempo os gamers perdoarão, mas a reputação ficou bem manchada, hein? Além de jogos (imagem mais comum da PSN no Brasil) a rede serve conteúdo multimídia, sendo quase que ‘essencial’ em muitas residências norte-americanas.