Ficar um dia sem mexer no smartphone é uma missão praticamente impossível para muitos, mas e se for apenas por algumas horas? Com a garantia de ganhar uma pizza por isso? Essa é a proposta da Curry Pizza Company, pizzaria localizada em Fresno, Califórnia.
As regras para ganhar a pizza são as seguintes: os clientes precisam entregar seus smartphones ao entrar no restaurante e conversar ativamente uns com os outros durante as refeições. O desconto aplica-se a grupos de quatro ou mais pessoas. Caso cumpram a meta, receberão uma pizza grande na próxima visita.
“Nosso objetivo é fazer com que as famílias / amigos parem de usar seus telefones enquanto comem, que conversem e se comuniquem mais”, diz o anúncio da Curry Pizza Company no Facebook. Além de uma estratégia comercial, Varinder Malhi, cofundador do estabelecimento, quer dar uma lição aos seus filhos. Incentivar que eles não utilizem o smartphone em casa, a menos que seja em situações de urgência.
Essa promoção também pode ser considerada um bom experimento social. Caso as imagens do circuito interno da pizzaria fossem reveladas, poderíamos ter uma noção ainda mais clara da dependência das pessoas com seus smartphones, as caras e bocas daqueles que não estão acostumadas a ficar algumas horas longe celular.
O Brasil é um dos países mais “viciados” nos smartphones. De acordo com relatório Estado de Serviços Móveis, realizado pela consultoria Annie, os brazucas passaram mais de três horas por dia usando o celular no ano passado. Devido a essa média, o país ficou na quinta posição global entre as nações que mais dedicam tempo ao dispositivo.
Em outra pesquisa, dessa vez realizada pelo Ibope Conecta, com base nas opiniões de 2.000 pessoas, entre 18 e 22 de outubro de 2018, fica claro que muitos sequer conseguiriam cumprir o objetivo estipulado pela Curry Pizza Company. 15% das pessoas ouvidas pela pesquisa disseram que não conseguem ficar por nenhum momento longe do aparelho celular!