VIA anuncia sua nova linha de processadores: Zhaoxin KX-6000

Zhaoxin KX-6000, esse é o nome da nova linha de processadores da VIA, que desde 2009 forma uma joint-venture com o governo chinês para que sua participação no mercado de processadores possa ser expandida. No início de 2018 a companhia já havia anunciado a linha KaiXian 5000, e agora chega com a família KX-6000, sucessor da KX-5000, lançada no ano passado.

Os processadores dessa família foram pensados no tradicional formato SoC- system on chip, o que significa que eles se tratam de opções embarcadas, chips BGA que estarão incorporados em desktops e portáteis. O salto do processo de fabricação, conduzido pela TSMC, é notável. Enquanto a linha KX-5000 era baseada em 28nm o KX-6000 passa para 16nm FinFET.

No “coração” do Zhaoxin KX-6000 está a arquitetura Lujiazui. Os novos SoCs da VIA estarão disponíveis em opções com até 8 núcleos. O clock pode chegar a 3 GHz, e há 8 MB de cache L3. A VIA diz que o KX-6000 consegue ser 50% mais rápido que o KX-5000.

Enquanto com o KX-5000 a VIA diz que consegue rivalizar com algumas opções de Core i3 da Intel, o KX-6000 já mira no Core i5 de 4 núcleos.  Em um roadmap divulgado no ano passado a companhia frisou que irá apostar ainda mais alto com o KX-7000, que oferecerá suporte ao barramento PCI-Express 4.0 e memórias DDR5. Algumas fontes na China dizem que esses processadores terão desempenho similar aos Ryzen da AMD de segunda geração. A data de lançamento ainda não foi divulgada.

A VIA, assim como a Intel e AMD, detém uma licença para a fabricação de chips x86. Essa licença foi adquirida em 1999 devido a aquisição da fabricante de processadores Cyrix, por US$ 167 milhões. Além da Cyrix a VIA também adquiriu, no mesmo ano, a Centaur, outra fabricante de chips x86. O core do seu chip, o WinChip, acabou servindo de base para uma versão revisada do chip VIA Cyrix III, renomeado posteriormente para VIA C3, que ficou bem conhecido no mercado de computadores de baixo custo.

Após o lançamento de mais alguns modelos, como o VIA C7 e VIA Nano, a VIA firmou um acordo com o governo de Xangai para a criação de uma empresa de semicondutores chamada Zhaoxin. É através dessa joint-venture que a VIA vem investindo em novos processadores, que além do usuário final também possam atender o público corporativo.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!