A empresa de consultoria Jon Peddie Research (JPR) divulgou a edição mais recente do seu levantamento que reúne dados sobre como estão as vendas de processadores e placas de vídeo. Abarcando um compilado referente ao último trimestre de 2022, a companhia frisa que esses dois segmentos seguem em queda, registrando um declínio de 15,3% em GPU e 17,4% em CPU.
Com o filtro da análise num período mais longo, a comparação com o ano anterior, é possível ter uma dimensão ainda mais ampla do momento nada favorável que o mercado de PCs enfrenta. A JPR fala numa queda de 38% nas remessas totais de GPUs e 35,3% no caso dos processadores.
Entre as categorias de dispositivos que uma GPU pode estar presente, o mercado de chips para notebooks foi o que registrou a queda mais acentuada. O estudo fala numa diminuição de 43%, a maior queda registrada desde 2011, impacto significativo que também aparece no segmento de processadores.
Observe abaixo o número de processadores vendidos entre o quarto trimestre de 2021 e o quarto trimestre de 2022. De 84 milhões para 54 milhões de unidades enviadas pelos fornecedores. O número de CPUs para desktop aumentou de 30% para 37% no período mencionado.
Entre os players no ramo de GPUs, na comparação ano a ano, a AMD foi a que mais sofreu. A companhia caiu de 18% de share no quarto trimestre de 2021 para 12% no quarto trimestre de 2022.
“As GPUs têm sido um indicador importante do mercado porque uma GPU entra em um sistema antes que os fornecedores enviem o PC. A maioria dos fornecedores de semicondutores aponta para baixo no próximo trimestre, uma média de -6,44%. No último trimestre, eles pautaram uma média de -0,21%, o que foi muito alto, destaca a JPR em seu site.
Você também deve ler!
Após 5 anos, GTX 1060 perde o posto de placa de vídeo mais utilizada na Steam
Até 1 trilhão de transistores nos processadores até 2030, essa é a meta da Intel
No total, cerca de 64,2 milhões de GPUs (englobando tanto as opções embarcadas quanto as placas dedicadas) foram vendidas em todo o mundo em 2022, representando uma queda de 38% em comparação com o ano anterior.