Após 5 anos, GTX 1060 perde o posto de placa de vídeo mais utilizada na Steam

Após 5 anos, GTX 1060 perde o posto de placa de vídeo mais utilizada na Steam

Com sua base sólida de clientes, que além de comprarem os jogos disponíveis, utilizam seu app, a Steam consegue ir bem além de um simples ecommerce para games digitais, a plataforma também consegue mapear dados bem interessantes sobre o comportamento da sua base de usuários.

Esses dados são materializados no Steam Survey, pesquisa mensal que revela os componentes e softwares mais usados na Steam. Na mais recente edição do estudo (dados referentes a novembro/2022), tivemos uma mudança em relação à placa de vídeo mais utilizada na plataforma da Valve. Após 5 anos, a GTX 1060 perdeu o posto de VGA mais utilizada na Steam. Considerada já uma placa “clássica”, a GTX 1060 integra a linha GeForce Series 10, lançada pela NVIDIA em 2016.

Equipada com 6 GB de memória GDDR5, interface de 192-bit, e clock de 1506 Mhz, a GTX 1060 ainda consegue entregar uma performance aceitável em games populares, como GTA V, na resolução Full HD, alcançando um limiar próximo aos 60 fps. Evidentemente em títulos mais recentes, como A Plague Tale Requiem, e exigem de forma considerável até mesmo hardware mais atuais, a VGA sofre bastante, ficando abaixo dos 40 fps no preset baixo e na resolução Full HD.

Desde junho de 2017, a placa aparecia no topo da lista da Steam entre as mais utilizadas na plataforma, mas o jogo virou. . A liderança agora pertence a outra placa da NVIDIA, a GeForce 1650, utilizada por 6.05% da base de usuários da Steam.

Falando em NVIDIA, a companhia segue reinando de forma absoluta como a fornecedora de GPUs mais utilizada entre os usuários da Steam. A empresa é responsável por 75.59% de todas as placas de vídeo utilizadas na plataforma.

Em segundo lugar aparece a AMD, com 15.15% e a Intel vem em seguida (8.94%). No caso da Intel, por mais que a companhia tenha retornado recentemente ao segmento de placas de vídeo dedicada, a empresa ainda é mais participativa no campo das iGPUs, isto é, os chips gráficos integrados ao processador. Muitos gamers ainda recorrem à jogatina tendo como base um hardware em que o processador também comanda o processamento gráfico.

Você também deve ler!

Conta aí pra gente: qual a placa de vídeo do seu PC?

Qual a diferença entre placa de vídeo integrada e dedicada?

Os dados também comprovam outro aspecto: a maioria dos jogadores não possui uma placa de vídeo de última geração.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X