Brad Lynch é um YouTuber reconhecido pelo seu trabalho em realidade virtual e descobriu evidências de patente acerca de um headset VR em desenvolvimento pela Valve.
A Valve é a empresa por trás da criação de jogos como Half Life, da plataforma/loja Steam e do vindouro console portátil Steam Deck.
A descoberta de Lynch informa que o headset VR possui o codenome “Deckard”, o que pode ser uma alusão ao Steam Deck, ou também uma homenagem ao protagonista de Blade Runner.
Leia também:
Steam Deck permitirá que você limite os jogos a 30 fps para aumentar a autonomia da bateria
Valve anuncia Steam Deck, seu novo console portátil
Lynch encontrou referências acerca de múltiplas versões do Deckard, incluindo uma “prova de conceito” que data de junho. Segundo essa PoC (prova de conceito), aparentemente, a Valve planeja lançar duas opções de menus do SteamVR, sendo uma dessas conectadas ao PC.
Além disso, em seu processo de mineração de dados, Lynch descobriu uma menção ao Deckard em um binário da arquitetura ARM no SteamVR.
Essa evidência, portanto, indica que o novo headset da Valve terá um processador embutido no próprio dispositivo.
Rumor sobre headset VR da Valve é confirmado por fontes da imprensa
O site americano Ars Technica lançou uma matéria ontem (28), após consultar algumas fontes próximas à Valve, que a maioria das informações compartilhadas por Lynch são verdadeiras.
Além disso, a matéria do site afirma que, ao contrário do Valve Index, primeiro headset VR da empresa, lançado em 2019, o novo headset terá um processador embutido que possibilitará seu uso sem a conexão em um PC.
Segundo as informações do canal de Brad Lynch, confirmadas posteriormente pelo Ars Technica, a Valve, além disso, planeja desenvolver mecanismos para rastrear os movimentos do usuário sem a necessidade de uma base externa.
O site também comenta sobre os detalhes ópticos, que, segundo Lynch, serão atualizados, permitindo que as lentes do headset sejam posicionadas de maneira mais próxima ao rosto do usuário.
Além disso, há referências que sugerem que o novo headset terá conectividade sem fio, eventualmente, via Wi-Fi.
Embora a notícia do headset VR tenha aparecido bem próxima ao anúncio do Steam Deck, a Valve, à época, afirmou que o console portátil não é otimizado para VR.
No entanto, em entrevista, a empresa expressou interesse em usar o processador do Steam Deck, feito pela a AMD, especificamente em um headset VR. Portanto, a possibilidade do lançamento do novo VR é grande.