O Unity 2D 5.6 foi lançado e o HUD está ativo por padrão: o novo método de interação com os programas no Ubuntu 12.04 funcionará também em computadores e notebooks com placas de vídeo mais antigas (além de máquinas virtuais sem aceleração 3D).
O HUD, já comentado aqui, fornece uma forma rápida de acessar comandos do sistema e do aplicativo atual por meio do teclado. Basicamente é necessário teclar Alt e digitar o começo ou um trecho do comando desejado, como salvar, imprimir, mute (para desativar o som), etc.
No Unity padrão (3D) o HUD usa aceleração gráfica para desenhar sua interface, mas ele foi portado com sucesso para o Unity 2D, garantindo quase a mesma experiência da versão completa.
Veja um breve vídeo feito pelo OMG Ubuntu:
Para desenvolvedores, entusiastas e usuários avançados em geral o HUD é uma das melhores coisas implantasdas no Unity, em meio a tantas críticas da mudança radical de comportamento que o Ubuntu vem sofrendo. Depois que se acostuma a usar o HUD é difícil imaginar o sistema sem ele. Bom saber que a versão mais básica do Unity também o suporta.