Destaque no Unity: HUD substituirá menus no Ubuntu 12.04

Destaque no Unity: HUD substituirá menus no Ubuntu 12.04

Mark Shuttleworth, grande cara por trás do Ubuntu, anunciou em detalhes o novo elemento da interface Unity. O sistema ganha um HUD (Head-Up Display) que facilita a entrada de comandos pelo teclado.

HUD no Ubuntu 12.04

E não estamos falando de comandos que se usa uma vez ou outra para chamar programas: são comandos para uso contínuo, basicamente substituindo muitos cliques nos menus e elementos da interface. Para muita gente é mais rápido digitar o que deseja do que levar o mouse até um menu e ficar procurando um item. Especialmente quando é preciso passar por diversos níveis de menus.

Ao teclar Alt o HUD é aberto e fica pronto para receber algum texto. A partir daí basta digitar o menu ou ação desejada e selecioná-la, usando o próprio teclado. Algumas ações ficarão bem mais rápidas:

Por enquanto o menu tradicional continuará disponível. O HUD funciona tanto para o aplicativo ativo (desde que ele suporte o menu global do Unity) como para tarefas do sistema, como por exemplo, para controle do player de música ou troca de status no aplicativo de mensagens instantâneas.

No final do artigo há links para quem quiser testá-lo agora – por meio deste PPA ou destes dois branches: 12.

Em vez de navegar em listas de programas usando o mouse, um campo de texto para digitar alguns caracteres e teclar enter fez sucesso no menu Iniciar do Windows Vista e no Mac (Spotlight), além do KDE 4 e de modificações nos menus de outros ambientes. Agora este mesmo conceito será aplicado ao nível dos menus e ações dentro dos programas no Unity.

O HUD será uma das grandes alterações no Ubuntu 12.04, que tende a mudar completamente o método de trabalho no ambiente. Parece que depois de muitas críticas dos usuários mais “conservadores”, finalmente veremos elogios ao Unity. Naturalmente ele não agrada a todos, mas trata-se de uma inovação da Canonical em algo bem diferente do comportamento padrão do Windows, Mac e dos outros ambientes existentes para o pinguim.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X