Foi lançado o segundo beta do Ubuntu 12.04, cuja versão final sai em abril. Para quem quer experimentar os recursos e ter uma ideia do que verá na versão final, esta é uma boa hora.
Várias mudanças do novo sistema já foram comentadas aqui em diversas notícias, como: LTS de 5 anos; Unity 5; HUD, uma nova forma de acessar os menus; alterações do beta 1, entre outras coisas.
Esta edição tem tudo para ser a melhor até agora depois da introdução do ambiente Unity. O lançador está melhor, o “menu” também tem grandes aprimoramentos, a configuração de uma série de coisas está bem mais prática, como o suporte a vários monitores… Enfim, boa parte das reclamações iniciais do Unity deixam de fazer tanto sentido, já que o sistema está ficando cada vez mais maduro e funcional. A situação é bem diferente daquela de um ano atrás. Em vários sentidos o Unity inova, enquanto por outro lado aproveita recursos de outros sistemas, com grande inspiração no Mac.
Vários conceitos que a Canonical veio adotando foram inspirados no Mac OS X, como a barra de menu única no topo da tela e os botões dos títulos das janelas à esquerda. Agora mais um recurso visual do Mac está sendo incorporado: uma barra de progresso no ícone do programa no lançador, indicando o progresso do download quando feito a partir da central de programas. Veja neste vídeo do OMG Ubuntu (a partir dos 0:38, mas vale ver tudo):
Para compensar, pelo menos a App Store do Mac e iOS dá para dizer que foi “inspirada” no sistema de gerenciamento de pacotes de longa data das distros Linux 😉
Algumas alterações perto do outro beta:
- Unity 5.8
- Cliente da Ubuntu One baseado em Qt
- Quicklists adicionais para os aplicativos
- Novos modos multi-monitor
- Pacotes atualizados do LibreOffice e Firefox
- Alguns apps atualizados do GNOME 3.4, lançado nesta semana
Os links de download do beta 2 podem ser encontrados aqui. Se tudo der certo a versão final deve chegar no final de abril.