O ‘Kajimoto Laboratory’ da ‘University of Electro-Communications’ do Japão desenvolveu um protótipo de tela sensível ao toque que pode de fato transmitir sensações em suas mãos. O laboratório acredita que um dia essa tecnologia será usada para criar conteúdos de jogos e entretenimento – durante um jogo, por exemplo, poderá ser possível criar a sensação de insetos ou formigas andando na palma de sua mão.
A equipe do laboratório explica em seu site que “o dorso é uma tela tátil elétrica, e quando você tocar o painel de toque, ele conduz um toque elétrico no mesmo ponto na parte de trás. Isso significa que enquanto você está de fato tocando a tela da frente, você tem a sensação de que o toque está passando pela tela e que está sendo rastreada em sua palma. Se há ícones ou gráficos na tela, eles também podem ser sentidos na palma da mão”.
O laboratório Kajimoto desenvolve interfaces humanas táteis e multimodais. Além da tela sensível ao toque, o laboratório desenvolveu um painel sensível ao toque que não depende de movimento do dedo, um sistema de prevenção de atropelamentos e ainda um hilário transmissor de beijos.
Não há indicação de quando a tecnologia de tela tátil chegará a hardwares comerciais.